Rodrigo Paz Pereira vence eleições na Bolívia e promete abertura

Rodrigo Paz Pereira, candidato do Partido Democrata Cristão (PDC), venceu a segunda volta das eleições presidenciais na Bolívia, realizada este domingo, com 54,57% dos votos. Os dados preliminares, divulgados pelo Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), indicam que mais de 97% das assembleias já tinham sido processadas. O seu adversário, o ex-presidente conservador Jorge Tuto Quiroga, obteve 45,43% dos votos, segundo o Sistema de Transmissão de Resultados Preliminares (Sirepre).

Esta eleição é histórica, pois pela primeira vez na Bolívia, o Presidente e o vice-presidente foram eleitos numa segunda volta, um mecanismo que foi introduzido na Constituição em 2009. Na primeira volta, realizada em agosto, nenhum dos candidatos conseguiu a maioria necessária para ser declarado vencedor, levando à realização desta segunda volta.

Rodrigo Paz Pereira tomará posse como novo chefe de Estado no dia 8 de novembro, marcando o fim de 20 anos de governo do Movimento ao Socialismo (MAS), um partido de esquerda. Após a sua vitória, Paz expressou gratidão pelo apoio recebido e reafirmou o seu compromisso em abrir a Bolívia ao mundo e trabalhar com todos os setores da sociedade para enfrentar a crise económica que o país atravessa.

Nascido na Galiza, em Espanha, o novo presidente destacou a importância de recuperar o espaço internacional da Bolívia, que se perdeu ao longo das últimas duas décadas. “A Bolívia está a recuperar gradualmente espaço internacional”, afirmou, sublinhando a necessidade de construir uma nova dimensão de colaboração interna e externa.

Paz Pereira também agradeceu aos Estados Unidos pelo apoio, especialmente ao secretário de Estado adjunto, Christopher Landau, e enfatizou a importância de estabelecer uma relação estreita com um dos governos mais influentes do mundo. O presidente eleito fez questão de reconhecer o seu rival, Jorge Tuto Quiroga, e o candidato a vice, Juan Pablo Velasco, afirmando que “não é Rodrigo que ganha ou perde, é a Bolívia que ganha através do exercício da democracia”.

Leia também  A preferência das ações por taxas de juro "Goldilocks"

Com a vitória de Rodrigo Paz Pereira, espera-se que o país inicie um novo capítulo, focado na cooperação e na abertura ao mundo, um passo crucial para enfrentar os desafios económicos que se avizinham. Leia também: O impacto das eleições bolivianas na economia regional.

Rodrigo Paz Pereira Rodrigo Paz Pereira Nota: análise relacionada com Rodrigo Paz Pereira.

Leia também: Aumento de gastos com salários e pensões preocupa economistas

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top