O futuro da Menzies em Portugal está incerto após a empresa ter ficado em segundo lugar no concurso para a atribuição de licenças de assistência em escala nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro. Este resultado poderá comprometer a continuidade das operações da Menzies no país, levando o Governo a reunir-se com dois sindicatos da empresa esta terça-feira.
O concurso, promovido pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), avaliou as propostas com base em três critérios, cada um com um peso de 33%: meios materiais, meios humanos e um exercício teórico sobre a alocação de recursos. A Menzies e o consórcio espanhol Clece/South obtiveram a mesma pontuação nos primeiros dois critérios, mas o exercício teórico foi decisivo. A Menzies alcançou 80,82 pontos, enquanto a Clece/South obteve 87,4 pontos, garantindo assim a vitória.
A diferença na proposta entre as duas empresas foi significativa. Por exemplo, no cenário de maior procura para o aeroporto de Lisboa, a Menzies sugeriu 68 trailers, enquanto o consórcio espanhol apresentou 100. A mesma tendência verificou-se em relação a geradores e extintores, onde a Clece/South também se destacou. Além disso, no que respeita ao número de trabalhadores, a Menzies propôs 10 Técnicos de Tráfego de Assistência em Escala e 275 Operadores, em comparação com 33 e 517 do consórcio espanhol.
O regulamento do concurso favoreceu propostas que apresentassem um número superior de meios materiais e humanos, o que acabou por ser um fator crítico para a decisão final. O consórcio Clece/South obteve 95,25 pontos, enquanto a Menzies ficou com 93 pontos, levando o júri a recomendar a Clece/South como prestador dos serviços de assistência nos aeroportos por um período de sete anos.
A Menzies, que detém 50,1% da antiga Groundforce, já anunciou que irá recorrer da decisão e utilizar todos os meios disponíveis para contestar o resultado do concurso. A empresa tem um prazo de cinco dias úteis para se pronunciar, conforme estipulado nas regras do concurso. A situação é ainda mais delicada, pois a atribuição das licenças ao consórcio Clece/South poderá comprometer o plano de recuperação da Groundforce, afetando postos de trabalho e pagamentos a credores.
As atuais licenças da Menzies expiram a 19 de novembro, mas a ANAC já solicitou ao Governo um prolongamento de um ano para evitar interrupções nos serviços. O Governo irá reunir-se com os sindicatos representativos da Menzies, que já anunciaram a possibilidade de realizar plenários e até uma greve, caso a situação não se resolva.
A South Europe Ground Services, que é parte do grupo Iberia e opera em 38 aeroportos em Espanha, poderá assim conquistar o seu primeiro contrato fora do país vizinho, caso a decisão do concurso se mantenha.
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Fonte: ECO





