Os concelhos de Lisboa e Porto destacaram-se na cobertura mediática das eleições autárquicas, entre 1 de setembro e 13 de outubro, de acordo com uma análise realizada pela CARMA. Este estudo monitorizou mais de 29 mil artigos publicados em diversos meios de comunicação online e impressos em Portugal.
Lisboa foi o concelho com maior volume de cobertura, representando 17% do total, seguido pelo Porto com 13%. Braga, Coimbra e Aveiro também se destacaram, com 7%, 6% e 6%, respetivamente. A análise revelou que, a nível distrital, os volumes de cobertura refletiram o poder mediático regional, com Lisboa a liderar (15%), seguida de Braga (10%), Porto (9%), Região Autónoma da Madeira (9%) e Aveiro (6%). É importante notar que as publicações regionais corresponderam a 62% do volume total.
Os candidatos mais mencionados na capital foram Carlos Moedas (PSD/CDS/IL) e Alexandra Leitão (PS), enquanto no Porto destacaram-se Pedro Duarte (PSD/CDS/IL) e Manuel Pizarro (PS). Em Braga, António Braga (PS/PAN) foi o candidato mais falado.
No que diz respeito aos temas debatidos, a habitação foi o assunto que mais dominou as discussões, representando 35% da cobertura, seguido pela educação com 28%. Outros tópicos relevantes foram transportes (10%), saúde (8%) e governação local (8%). A CARMA também notou que preocupações relacionadas com a transição climática, imigração e segurança foram mencionadas, embora com menor frequência.
A análise revelou que o Partido Socialista (PS) foi o mais mencionado em todos os distritos e regiões autónomas, seguido pelo PSD e CDS-PP, que obtiveram uma cobertura mediática igual (15% cada). Além disso, foi realizada uma avaliação das redes sociais dos principais candidatos nos cinco concelhos com maior cobertura mediática, contabilizando mais de 2.700 publicações e milhões de interações.
Filipe Pereira, diretor geral da CARMA, sublinhou a importância da leitura mediática das eleições autárquicas para compreender não apenas os temas discutidos, mas também a forma como foram abordados e o impacto da comunicação na perceção dos eleitores e na intenção de voto.
Leia também: A importância da comunicação nas eleições autárquicas.
habitação habitação habitação habitação Nota: análise relacionada com habitação.
Leia também: Vertiv aumenta previsões de lucros num mercado impulsionado pela IA
Fonte: Sapo





