Grupo José de Mello finalista na compra da Frulact

O Grupo José de Mello é um dos quatro finalistas na corrida para a aquisição da Frulact, uma empresa portuguesa especializada em preparados para a indústria alimentar, localizada na Maia. Esta informação foi avançada pelo site Mergermarkt. A Frulact, que foi adquirida em 2020 pela gestora de private equity francesa Ardian, está agora no centro de uma negociação que pode trazer mudanças significativas ao seu futuro.

Em contacto com o ECO, o Grupo José de Mello optou por não comentar a situação. Além do grupo português, estão também na disputa a italiana Nexture, um grupo financeiro norte-americano e um family office europeu, cujas identidades não foram divulgadas. Esta diversidade de interessados sublinha o valor estratégico que a Frulact representa no mercado.

Fundada em 1987 por Arménio Miranda, a Frulact tornou-se um dos maiores fabricantes mundiais de preparados à base de fruta, com fábricas espalhadas pela Europa, África e América do Norte. Sob a liderança de João Miranda, a empresa foi vendida à Ardian, que desde então tem expandido a sua presença no mercado europeu, adquirindo a divisão de preparados de frutas da IFF e integrando várias plataformas de produção na Alemanha, Suíça e França. No ano passado, a Frulact inaugurou uma nova fábrica em Logan, nos Estados Unidos, reforçando a sua capacidade produtiva.

As receitas anuais da Frulact rondam os 270 milhões de euros, e o EBITDA deverá atingir os 50 milhões de euros este ano. A Ardian, que tem vários investimentos em Portugal, incluindo a concessionária de autoestradas Ascendi, está a ser assessorada pelo banco de investimento norte-americano Evercore nesta transação.

A possibilidade de o Grupo José de Mello adquirir a Frulact levanta a expectativa de que a empresa possa voltar a estar sob gestão nacional. Esta negociação é um reflexo da crescente competitividade no setor alimentar e do interesse em empresas que demonstram um forte potencial de crescimento.

Leia também  Idealista não avança com compra do Portal 47 devido à AdC

Leia também: O impacto da private equity no mercado português.

Grupo José de Mello Grupo José de Mello Nota: análise relacionada com Grupo José de Mello.

Leia também: Ministra do Trabalho defende igualdade de direitos para pais e mães

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top