No final de setembro, o Lidl anunciou a adoção de uma assinatura comum para todos os seus mercados, abrangendo 31 países. Vanessa Romeu, diretora de corporate affairs do Lidl Portugal, explicou que “a mesma assinatura significa que estamos a falar a uma só voz”. Com mais de 12 mil lojas e 350 mil colaboradores, a marca pretende amplificar a sua mensagem e reforçar a sua presença no retalho global.
Apesar da nova abordagem global, a comunicação local continuará a ser uma prioridade. Romeu enfatiza que “no retalho há sempre oportunidades mais táticas para fazermos a nossa comunicação”. A flexibilidade na comunicação é essencial, especialmente num setor onde a dinâmica das vendas é rápida e as necessidades dos consumidores mudam constantemente.
A diretora também destacou as mudanças que o setor sofreu desde o seu regresso ao Lidl, após uma pausa em 2021. “As pessoas passaram a ver o retalho alimentar com um novo propósito, o de alimentar as famílias”, afirmou. Este novo entendimento, reforçado por momentos críticos como a pandemia, trouxe uma nova valorização à comunicação, tanto com os clientes como internamente. A fragmentação do mercado de comunicação também se tornou evidente, com a necessidade de as marcas se adaptarem a um panorama em constante evolução.
Com a nova assinatura “O Lidl vale mesmo a pena”, a marca pretende ir além da mera comunicação de preços e qualidade, focando-se também em criar valor emocional para os seus clientes e colaboradores. “Estamos a falar de uma relação que cria valor, não apenas monetário, mas também para o planeta”, sublinhou Romeu. A sustentabilidade é uma prioridade para o Lidl, que procura democratizar práticas sustentáveis, tornando-as acessíveis a todos os consumidores.
Um exemplo prático dessa abordagem é a venda de bananas certificadas pela Rainforest Alliance, que garantem práticas de comércio justo e proteção ambiental. Apesar de oferecerem preços competitivos, o Lidl mantém o compromisso com a sustentabilidade, mostrando que é possível aliar preço baixo a práticas responsáveis.
A nova assinatura global também permitirá ao Lidl abordar temas importantes, como diversidade e inclusão, de forma mais consistente. “Quando falamos a uma só voz, temos um potencial de amplificação enorme”, concluiu Romeu. Essa estratégia de comunicação integrada é uma forma de o Lidl se destacar num mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.
Leia também: O impacto da sustentabilidade nas marcas de retalho.
Leia também: André Ventura ambiciona ser o mais votado nas presidenciais
Fonte: ECO





