DBRS mantém classificação AAA da União Europeia com tendência estável

A DBRS Ratings GmbH, uma das principais agências de rating, confirmou a classificação de crédito da União Europeia (UE) em AAA, mantendo uma tendência estável. Este rating reflete a forte capacidade e compromisso dos Estados-membros em apoiar a União, mesmo face ao aumento da dívida e a riscos económicos e geopolíticos crescentes.

A tendência estável é um sinal positivo, considerando que a dívida da UE poderá atingir quase 1,1 biliões de euros, em grande parte devido ao instrumento temporário Next Generation EU (NGEU). Apesar dos custos de serviço da dívida que poderão aumentar no futuro, a DBRS acredita que a margem orçamental da União, juntamente com a obrigação dos Estados-membros de financiar os níveis de despesa acordados, permitirá à UE gerir a sua dívida de forma eficaz.

A classificação AAA atribuída à União Europeia é sustentada pela solvabilidade dos principais Estados-membros e pelo seu forte compromisso com a integração europeia. A gestão orçamental conservadora da UE e a existência de múltiplas fontes de apoio, incluindo Estados-membros com classificação AAA, reforçam ainda mais esta avaliação.

A DBRS também destaca que as tensões geopolíticas têm pressionado as despesas com a defesa, um fator que pode aumentar a coesão entre os países da UE. Após o início do conflito entre a Ucrânia e a Rússia, vários Estados-membros começaram a aumentar os seus orçamentos de defesa. A suspensão da ajuda militar dos EUA à Ucrânia levou a UE a adotar medidas adicionais para apoiar o país, refletindo um compromisso coletivo em aumentar os gastos com a defesa.

Neste contexto, a União Europeia lançou o Plano ReArm Europe, que visa reforçar a capacidade de defesa até 2030. Este plano é estruturado em três pilares principais, incluindo uma estratégia comum, um quadro financeiro baseado em um programa de empréstimos denominado SAFE e a ativação de uma cláusula de salvaguarda temporária.

Leia também  Crescimento das energias renováveis nos EUA travado por Trump

Embora as tarifas tenham enfraquecido as perspetivas económicas na Europa, a unidade entre os Estados-membros tem ajudado a mitigar os impactos negativos. A DBRS acredita que a colaboração e o apoio mútuo são fundamentais para enfrentar os desafios económicos e de segurança que a União Europeia enfrenta atualmente.

Leia também: O impacto das tensões geopolíticas na economia da UE.

classificação da União Europeia classificação da União Europeia classificação da União Europeia classificação da União Europeia classificação da União Europeia Nota: análise relacionada com classificação da União Europeia.

Leia também: TelCables Europe e euNetworks unem forças para expandir conectividade

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top