Kamala Harris pondera nova candidatura à presidência dos EUA

A ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, não descartou a possibilidade de se candidatar novamente à presidência do país. Numa recente entrevista à BBC, que será exibida no próximo domingo, Harris expressou a sua crença de que, em um futuro próximo, uma mulher poderá liderar o governo norte-americano.

Durante a sua primeira entrevista no Reino Unido, a democrata afirmou que “possivelmente um dia será presidente”, uma declaração que muitos interpretaram como um indício de que poderá concorrer nas eleições presidenciais de 2028. Harris também mencionou que as suas sobrinhas netas ainda terão a oportunidade de ver os Estados Unidos sob a liderança de uma mulher.

Embora ainda não tenha tomado uma decisão definitiva sobre a sua candidatura, Harris deixou claro que a sua trajetória política está longe de terminar. “Eu não terminei. Vivi toda a minha carreira como uma vida de serviço e isso está no meu sangue”, afirmou.

Em relação às sondagens que a colocam atrás do ator Dwayne Johnson, Harris revelou que não se deixa influenciar por esses números. “Se tivesse dado ouvidos às sondagens, não me teria candidatado ao meu primeiro cargo, nem ao segundo, e, certamente, não estaria aqui sentada”, disse, sublinhando a sua determinação.

A vice-presidente no governo de Joe Biden também comentou a sua derrota nas eleições de novembro passado para o republicano Donald Trump, a quem chamou de tirano. Harris destacou que as suas previsões sobre o comportamento autoritário de Trump estão a concretizar-se. “[Trump] é tão suscetível que não suportou as críticas por uma piada e tentou fechar um meio de comunicação inteiro no processo”, acrescentou.

Além disso, Harris criticou líderes empresariais e instituições americanas por se submeterem facilmente às exigências do presidente. “Muitos capitularam e ajoelharam-se, desde o primeiro dia, perante um tirano por diversas razões, entre elas, por quererem estar perto do poder, que uma fusão seja aprovada ou evitar uma investigação”, considerou.

Leia também  Wall Street fecha em baixa com incertezas sobre o shutdown

A possibilidade de uma nova candidatura de Kamala Harris à presidência dos EUA levanta questões sobre o futuro político do país e a representação feminina na liderança. Leia também: O impacto das eleições de 2024 na política americana.

candidatura Kamala Harris candidatura Kamala Harris candidatura Kamala Harris candidatura Kamala Harris candidatura Kamala Harris Nota: análise relacionada com candidatura Kamala Harris.

Leia também: Modelo de socorro português em risco de ser substituído

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top