O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o encontro com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, agendado para a próxima semana na Coreia do Sul, irá focar-se principalmente em questões agrícolas. Em declarações feitas antes de iniciar uma digressão pela Ásia, Trump afirmou que irá também “mencionar Taiwan” durante as conversações.
Trump expressou otimismo sobre a reunião, afirmando que “temos muito que falar com o Presidente Xi” e que acredita que será uma boa oportunidade para ambos os líderes. A agricultura, em particular, é uma das prioridades da agenda, especialmente após a China ter interrompido as importações de soja norte-americana em setembro, uma situação que não se verificava há anos.
A relação comercial entre os EUA e a China tem sido marcada por tensões, com a China a impor tarifas adicionais sobre as importações agrícolas dos Estados Unidos em resposta às medidas económicas implementadas por Trump. Este encontro ocorre num momento crítico, uma vez que novas tarifas impostas pelos EUA à China entrarão em vigor poucos dias depois da reunião, juntamente com as medidas de controlo aduaneiro que Xi anunciou e que se aplicam a partir de 1 de novembro.
Trump tem reiterado a necessidade de que a China retome a compra de produtos agrícolas norte-americanos, uma questão que poderá ser central nas discussões. A expectativa é que ambos os líderes procurem encontrar um caminho para aliviar as tensões comerciais e fomentar um diálogo mais construtivo.
Leia também: O impacto das tarifas comerciais na economia global.
Trump e Xi Trump e Xi Trump e Xi Trump e Xi Trump e Xi Nota: análise relacionada com Trump e Xi.
Leia também: Aniversário do MAC/CCB traz arte contemporânea a Lisboa
Fonte: Sapo





