Turquia celebra retirada do PKK como avanço no processo de paz

A Turquia acolheu com satisfação a decisão dos militantes curdos do PKK de se retirarem do território turco para o norte do Iraque, considerando este ato um “resultado concreto” dos esforços para pôr fim a um conflito que dura há quatro décadas. Ömer Çelik, porta-voz do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), liderado pelo Presidente Recep Tayyip Erdogan, afirmou que a retirada do PKK e o anúncio de novas etapas para o desarmamento são marcos significativos no processo de paz.

O Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) anunciou a retirada de “todas as suas forças” da Turquia, uma medida que é vista como histórica no contexto do diálogo em curso com Ancara. Em comunicado, o PKK revelou que já 25 combatentes, tanto homens como mulheres, se encontram no norte do Iraque, dando início a esta retirada.

Considerado uma organização terrorista pela Turquia, Estados Unidos e União Europeia, o PKK tinha declarado em dezembro de 2024 a sua dissolução e o fim da “luta armada” que travou contra o Estado turco durante 40 anos, um conflito que causou cerca de 45.000 mortes. Esta decisão surge em resposta ao apelo do seu fundador, Abdullah Ocalan, que se encontra detido.

Durante uma conferência de imprensa no norte do Iraque, os líderes do PKK sublinharam os “passos significativos de importância histórica” que estão a ser dados para alcançar uma “sociedade pacífica e democrática”. A retirada do PKK é vista como um passo crucial para evitar conflitos dentro das fronteiras turcas e minimizar o risco de provocações.

A retirada do PKK é um desenvolvimento que poderá influenciar positivamente o clima político na Turquia e contribuir para a estabilização da região. A expectativa é que este gesto de boa vontade leve a um diálogo mais produtivo entre as partes envolvidas.

Leia também  Mota-Engil conquista contratos ferroviários no México superiores a mil milhões

Leia também: O impacto da paz na economia turca e na região.

retirada do PKK retirada do PKK Nota: análise relacionada com retirada do PKK.

Leia também: China e EUA alcançam acordo preliminar em negociações comerciais

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top