O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, abordou a questão da imigração rica e o seu impacto na economia portuguesa durante uma aula aberta na Escola Básica de Vila Verde, no distrito de Braga. Em resposta a uma aluna sobre a regulação da imigração, Marcelo reconheceu que, em sociedades envelhecidas como a nossa, é comum surgir um sentimento de insegurança em relação à “imigração pobre”.
Marcelo salientou que a perda de população originária pode gerar receios sobre o futuro da sociedade e a influência dos imigrantes em várias áreas da vida social e política. “As sociedades envelhecidas são sociedades medrosas e nós estamos muito envelhecidos”, afirmou o Presidente, sublinhando que muitos setores em Portugal dependem da presença de imigrantes, como a construção civil, a gestão de resíduos e os serviços de saúde.
No que diz respeito à imigração rica, Marcelo destacou que, embora traga dinheiro e investimento para o país, também pode contribuir para o aumento da inflação. “Há aqui este equilíbrio que é complicado. Não há só aspetos positivos, há aspetos negativos”, disse, reconhecendo que não existe uma solução mágica para este problema. “Nós sabemos isso porque somos um povo de emigrantes”, acrescentou.
O Presidente enfatizou a importância de respeitar as diferenças e de evitar a hostilidade. “Temos de puxar pelos que estão em piores circunstâncias, os que sabem menos e têm menos”, defendeu, apelando à solidariedade entre todos os cidadãos. Marcelo lembrou que “ninguém vive sozinho” e que a felicidade está intrinsecamente ligada à convivência com os outros.
Durante a sua visita à escola, Marcelo também foi questionado sobre a possibilidade de escrever as suas memórias após o término do seu mandato. O Presidente respondeu que não pretende fazê-lo, considerando que as memórias são frequentemente autojustificações. Nos próximos meses, prometeu “ajudar o Governo a governar” e “ajudar a oposição a ser oposição”, sublinhando a necessidade de diálogo entre todas as partes.
A visita de Marcelo à Escola Básica de Vila Verde foi marcada por um clima de entusiasmo, com o Presidente a dedicar mais de uma hora a tirar selfies e a distribuir autógrafos aos alunos. Após deixar a Presidência, garantiu que pretende continuar a dar aulas, tanto ao nível básico como secundário.
Leia também: O impacto da imigração na economia portuguesa.
imigração rica imigração rica imigração rica Nota: análise relacionada com imigração rica.
Leia também: Ações da UPS Disparam Após Resultados do 3.º Trimestre
Fonte: ECO





