Portugal entre os países com maior excedente orçamental da zona euro

O Governo português prevê um excedente orçamental de 0,1% para 2026, colocando o país entre os três melhores da zona euro em termos de metas orçamentais. Esta informação resulta da análise de 16 projetos de Planos Orçamentais submetidos a Bruxelas, conforme apurou o Jornal Económico. Em 2023, Portugal já alcançou um excedente de 1,3%, sendo acompanhado apenas por Irlanda e Chipre, além da Dinamarca, que não faz parte da moeda única.

Atualmente, Portugal ocupa a quarta posição entre os países da zona euro que esperam um saldo positivo, com uma previsão de 0,3% para este ano. Se cumprir estas metas, será o quarto ano consecutivo de excedentes, num contexto europeu onde a obtenção de receitas superiores às despesas tem sido uma exceção. O Chipre lidera a lista com um superavit de 3% para 2026, seguido pela Irlanda, que espera 0,8%.

Entretanto, a situação não é tão favorável para outros países da zona euro. França, Espanha e Bélgica ainda não apresentaram os seus planos orçamentais e têm um histórico recente de défices. A Croácia, que também não entregou o seu projeto, registou um défice de 1,9% no último ano. O primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu, já apresentou uma proposta orçamental, mas Bruxelas ainda não a analisou.

Para 2026, apenas três países da zona euro, incluindo Portugal, preveem excedentes orçamentais. A Grécia, por exemplo, espera um défice de 0,1% no próximo ano, mas projeta um excedente de 0,6% para 2025. O Luxemburgo também deverá enfrentar um ligeiro défice de 0,4% em 2026.

Os desafios orçamentais são evidentes, com países como a Alemanha a antecipar um défice de 4,75%, o que seria o maior desde a década de 70. A França, por sua vez, estima um saldo negativo de 4,7% do PIB em 2026, refletindo dificuldades em cumprir as regras europeias de défice e dívida.

Leia também  Governo francês pede responsabilidade ao parlamento sobre orçamento

No que diz respeito à dívida pública, Portugal deverá registar uma redução, com uma previsão de 87,8% do PIB para o próximo ano, superando a Finlândia, que deverá atingir 88,5%. Apesar de Portugal ter a quarta pior dívida entre os países que apresentaram planos orçamentais, a situação é mais preocupante em França, Espanha e Bélgica, que ainda estão acima dos 100%.

No que toca ao crescimento económico, Portugal prevê uma subida de 2,3% para 2026, posicionando-se como o quinto maior crescimento na zona euro. Apenas Malta, Chipre, Estónia e Grécia esperam crescimentos superiores. A Croácia, que ainda não apresentou o seu orçamento, poderá também surpreender com um crescimento de 2,7%.

Leia também: O impacto das políticas orçamentais na economia portuguesa.

excedente orçamental excedente orçamental excedente orçamental excedente orçamental Nota: análise relacionada com excedente orçamental.

Leia também: Investidores esperam descida das taxas de juro pela Fed

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top