86% dos portugueses planeiam compras na Black Friday 2025

Uma pesquisa recente revela que 86% dos portugueses tencionam aproveitar a Black Friday 2025 para realizar compras. Este dado é particularmente significativo, dado que 99% da população entre os 18 e 54 anos já está familiarizada com esta campanha de descontos. A maioria dos consumidores (65%) planeia utilizar as promoções para adquirir produtos para si, enquanto 39% vêem a Black Friday como uma oportunidade para antecipar as compras de Natal.

O estudo, realizado pela NetSonda para a Worten, também indica que dois quintos dos inquiridos acompanham os preços antes da Black Friday, embora um terço admita não se preparar de forma alguma. Curiosamente, quase 30% dos portugueses prevêem gastar mais este ano em comparação com 2024, mantendo a mesma percentagem do ano anterior. No entanto, o valor médio que os consumidores planeiam gastar desceu para 327 euros, uma redução de três euros em relação ao ano passado, quando a expectativa era de 359 euros.

Os produtos que mais atraem os consumidores durante a Black Friday 2025 incluem tecnologia (48%), moda e acessórios (36%), eletrodomésticos (35%) e livros (31%). A Worten destaca-se como a marca mais lembrada pelos consumidores, com 86% de notoriedade, seguida pela Fnac (44%) e pela Rádio Popular (30%). No ano passado, 56% dos inquiridos compraram na Worten durante a Black Friday, com a Fnac e a Amazon a seguirem com 22% e 21%, respetivamente.

Para 2025, a tendência mantém-se, com 58% dos consumidores a planearem compras na Worten, 35% na Fnac e 33% na Amazon. Além disso, mais de metade dos inquiridos (58%) prevê fazer compras em loja física, um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Por outro lado, 42% optará por compras online, o que representa o valor mais elevado desde a pandemia.

Leia também  Presidente da Fed de Chicago cauteloso sobre cortes nas taxas de juro

À medida que as promoções da Black Friday se estendem, os portugueses começam também a considerar outras datas de descontos, como a Cyber Monday (75%), os Hot Days (57%) e os Single Days (35%). Este estudo, realizado entre 5 e 14 de setembro, envolveu mil entrevistas online, representando uma amostra da população portuguesa entre os 18 e os 45 anos, com uma margem de erro de cerca de 3,10%.

Leia também: O impacto da Black Friday no comércio português.

Black Friday 2025 Black Friday 2025 Black Friday 2025 Nota: análise relacionada com Black Friday 2025.

Leia também: Crescimento do PIB na zona euro atinge 1,3% no 3.º trimestre

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top