Rob Jetten do D66 é o provável novo primeiro-ministro da Holanda

Rob Jetten, líder do partido D66 (Democratas 66), está a caminho de se tornar o próximo primeiro-ministro dos Países Baixos. Com a contagem dos votos quase concluída, o D66 conquistou 26 lugares no parlamento neerlandês, que possui um total de 150 assentos. Na última atualização, Jetten tinha uma vantagem de 15 mil votos sobre o Partido Pela Liberdade (PVV), liderado por Geert Wilders.

Embora o PVV também esteja a lutar por 26 lugares, é improvável que Wilders consiga formar governo, mesmo que obtenha o mesmo número de assentos. Há dois anos, o PVV teve uma vitória significativa, mas Wilders levou mais de seis meses para formar um governo, acabando por não integrar a administração. Agora, após convocar eleições antecipadas, Wilders arrisca ficar de fora do próximo governo, uma vez que terá dificuldade em encontrar parceiros para uma coligação.

A situação é ainda mais complicada para o PVV, pois o Partido Popular para a Liberdade e Democracia (VVD), que anteriormente o apoiou, sofreu uma derrota nas eleições. Por outro lado, o D66 encontra-se numa posição favorável para formar uma coligação. Jetten poderá escolher entre o VVD, os trabalhistas (que se aliaram aos Verdes) ou o Apelo Democrata-Cristão (CDA), que já se mostrou disponível para negociar.

O D66 atraiu os eleitores neerlandeses pró-europeus, urbanos e de altos rendimentos, focando a sua campanha na crise habitacional. O partido apresentou um plano ambicioso para construir novas cidades e utilizou o slogan “É possível”, que remete para o otimismo do ex-presidente dos EUA, Barack Obama. Além disso, Jetten propôs soluções para a energia verde e acessível, assim como melhorias na saúde e na educação.

Um tema controverso nas eleições foi a imigração. Jetten defende um sistema que permita a apresentação de pedidos de asilo fora da Europa, o que poderia aliviar a pressão sobre os países europeus. Para os analistas, a melhor estratégia para Rob Jetten seria formar uma ampla coligação com o VVD e os trabalhistas/verdes, embora a rivalidade entre estes partidos durante a campanha possa complicar essa união.

Leia também  Repsol Polímeros investe 160 mil euros em Sines e Santiago do Cacém

Com 38 anos e conhecido como “Robô Jetten” devido ao seu estilo de resposta, o líder do D66 já tinha tentado assumir a liderança do partido em 2018, mas cedeu o lugar à diplomata Sigrid Kaag. Após resultados dececionantes nas eleições de 2023, Jetten assumiu finalmente a liderança. O D66 é parte do grupo Renew Europe no Parlamento Europeu.

Leia também: O impacto das eleições neerlandesas na política europeia.

Rob Jetten Rob Jetten Rob Jetten Nota: análise relacionada com Rob Jetten.

Leia também: Fraca perceção de risco dificulta compra de seguros não obrigatórios

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top