A Universidade Católica Portuguesa está a marcar presença no Jubileu do Mundo Educativo, que decorre no Vaticano e em Roma até ao dia 1 de novembro. Com uma comitiva de 80 pessoas, composta por alunos, alumni, docentes e colaboradores, a instituição tem estado ativa em diversas iniciativas que visam refletir sobre o papel da educação na sociedade atual.
Um dos principais eventos foi o congresso internacional intitulado “Constelações Educacionais – Um Pacto com o futuro”, que teve lugar na quinta-feira. Este congresso abordou os desafios da educação face às novas realidades culturais e tecnológicas. A reitora da Universidade Católica, Isabel Capeloa Gil, moderou uma conversa com Jon Fosse, laureado com o Prémio Nobel da Literatura em 2023.
Além disso, Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica, apresentou a primeira Trienal de Arte das Universidades Católicas. Este projeto, que será realizado em 2026, foi escolhido pelo Dicastério para a Cultura e a Educação e promete ser uma iniciativa global e inovadora, envolvendo práticas artísticas diversificadas e colaborações com instituições académicas e artísticas.
Outra das iniciativas do Jubileu é a “Aldeia da Educação”, situada em torno da Praça de São Pedro, que serve como um ponto de encontro para saberes e experiências educacionais. A Universidade Católica Portuguesa terá um stand institucional neste espaço, onde poderá interagir com os participantes.
O programa do Jubileu inclui ainda audiências com o Papa Leão XIV, que ocorrerão hoje e amanhã, envolvendo alunos e professores da Católica. Além disso, está prevista uma conferência com a Pastoral Universitária de Lisboa e o encerramento do ciclo “Creio na Universidade”, que contará com a participação de Isabel Capeloa Gil, Sofia Salgado Pinto, docente da Católica Porto Business School, e o estudante Paulo Martinez.
Isabel Capeloa Gil sublinhou a importância da educação como uma promessa de futuro, que deve articular qualidade profissional com inovação e sensibilidade estética e social. A Universidade Católica Portuguesa é membro da Aliança Estratégica das Universidades Católicas de Investigação (SACRU) e, durante o Jubileu, doutorandos e docentes participaram na Escola de outono desta aliança, discutindo a liberdade da investigação académica.
Recentemente, Isabel Capeloa Gil foi eleita presidente da SACRU e apresentou a aliança na embaixada portuguesa no Vaticano, numa receção que contou com a presença de diplomatas e reitores das nove universidades que fazem parte da aliança e que estão a participar neste Jubileu.
Leia também: A importância da educação na sociedade contemporânea.
Leia também: Porto Business School renova acreditação da EFMD por cinco anos
Fonte: Sapo





