Pedro Arezes é o novo reitor da Universidade do Minho

O Conselho Geral da Universidade do Minho elegeu, na passada sexta-feira, 31 de outubro, Pedro Arezes como o novo reitor da instituição. O professor catedrático da Escola de Engenharia foi o único candidato ao cargo e irá assumir funções por um período de quatro anos. A decisão agora segue para homologação pelo Conselho de Curadores da universidade e será comunicada ao ministro da Educação, Fernando Alexandre. A cerimónia de tomada de posse está agendada para o dia 3 de dezembro, às 11h00, no salão medieval da Reitoria, em Braga.

Pedro Arezes torna-se assim o 10.º reitor na história da Universidade do Minho, que já conta com 51 anos de existência. O seu antecessor foi Rui Vieira de Castro, e Arezes assume a liderança numa altura em que a universidade conta com cerca de 21 mil alunos, dos quais 11% são estrangeiros, distribuídos por mais de 200 cursos nas suas 12 Escolas e Institutos, localizados em Braga e Guimarães.

A nova equipa de Pedro Arezes é composta por quatro vice-reitores: João Cardoso Rosas, responsável pela Cultura, Inclusão e Responsabilidade Social; Cristina Dias, que se encarregará da Educação e Organização Académica; António Salgado, que liderará a Investigação e Política Científica; e Nuno Castro, que se focará na Modernização Institucional. Além destes, a equipa inclui vários pró-reitores que irão abordar áreas como Cooperação Internacional, Inovação e Sustentabilidade.

Natural de Barcelos e residente em Guimarães há mais de 30 anos, Pedro Arezes é licenciado em Engenharia de Produção e doutorado na mesma área pela Universidade do Minho, onde iniciou a sua carreira académica em 1995. Com uma vasta experiência, foi presidente da Escola de Engenharia entre 2019 e 2025 e diretor nacional do Programa MIT Portugal durante quase uma década. Arezes coordenou mais de 50 projetos de investigação e publicou mais de 150 artigos científicos, focando-se em ergonomia, fatores humanos e segurança.

Leia também  Professores em Portugal ganham mais, mas perdem poder de compra

Além da sua carreira académica, Pedro Arezes tem colaborado com diversas universidades, tanto em Portugal como no estrangeiro, e tem participado em órgãos de avaliação científica de várias agências internacionais. O seu trabalho destaca-se também pela sua contribuição em entidades consultivas, onde alia a pesquisa à liderança institucional.

A Universidade do Minho é um importante centro de investigação, com cerca de 500 projetos em curso e quase 3000 investigadores e professores. A instituição é responsável por um décimo da ciência produzida em Portugal e possui 69 dos cientistas mais citados a nível mundial. Com um forte foco na ciência aberta e na sustentabilidade, a universidade também sedia o principal supercomputador público lusófono e desenvolve projetos académicos e comunitários em várias geografias, especialmente na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Leia também: O impacto da liderança académica na inovação científica.

Leia também: Pedro Arezes é o novo reitor da Universidade do Minho

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top