União Europeia pede libertação de jornalistas detidos no Iémen

A missão da União Europeia para o Iémen fez um apelo urgente pela libertação de todos os jornalistas detidos pelos rebeldes huthis. Esta exigência surge num contexto alarmante, onde a liberdade de imprensa no país está em grave risco.

Recentemente, a Federação Internacional dos Jornalistas denunciou o sequestro de Majed Zayed, um repórter que colaborava com vários meios de comunicação independentes, como o Nafzet Al Yemen, o Almawqea Post e o Mda Press. Zayed foi raptado quando saía de um centro médico em Saná, a capital do Iémen. Desde a última semana de setembro, ele e o escritor Oras Al Iryani estão desaparecidos, após terem sido detidos pelos huthis.

A organização Repórteres Sem Fronteiras também alertou que, desde março, pelo menos sete jornalistas foram sequestrados pelos insurgentes, encontrando-se atualmente desaparecidos ou presos em várias cadeias do país. Este cenário evidencia a crescente repressão à liberdade de expressão e à segurança dos profissionais da comunicação social no Iémen.

A missão da União Europeia sublinhou que “os profissionais da comunicação social continuam a enfrentar graves riscos por exercerem o seu trabalho no Iémen”. Esta declaração foi feita numa mensagem publicada na rede social X, coincidindo com a celebração do Dia pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas. A missão condenou todas as violações contra jornalistas e reiterou a necessidade de proteção permanente para estes profissionais.

A União Europeia exige, assim, a libertação imediata de todos os repórteres detidos, reiterando que a liberdade de imprensa é um pilar fundamental para a democracia e o desenvolvimento. A situação no Iémen é um lembrete da importância de defender os direitos dos jornalistas, especialmente em contextos de conflito.

Leia também: A importância da liberdade de imprensa em zonas de conflito.

Leia também  iPhone Air pode impulsionar vendas da Apple, mas mercado tem dúvidas

jornalistas detidos jornalistas detidos jornalistas detidos jornalistas detidos Nota: análise relacionada com jornalistas detidos.

Leia também: Frederico Falcão critica estigmatização do vinho por agendas políticas

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top