Lucros da Sonaecom caem 26% para 45,5 milhões de euros

Os lucros da Sonaecom sofreram uma queda acentuada de 26,3%, atingindo 45,5 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2025. Este resultado representa uma diminuição em relação aos 61,7 milhões de euros registados no mesmo período do ano anterior. A empresa atribui esta derrapagem, em parte, a resultados indiretos negativos.

Nos primeiros nove meses do ano, os resultados diretos do grupo Sonaecom totalizaram 61,5 milhões de euros, uma descida de 8% face aos 66,8 milhões do período homólogo. O contributo da NOS, que ascendeu a 63,3 milhões de euros, foi um dos fatores que ajudou a mitigar a queda, conforme indicado no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A NOS, por sua vez, divulgou os seus resultados do terceiro trimestre a 27 de outubro, destacando um crescimento na rentabilidade, mesmo num ambiente desafiador para o setor das telecomunicações em Portugal. A receita consolidada da NOS no terceiro trimestre foi de 457 milhões de euros, uma ligeira descida de 1,2% em relação ao ano anterior, impactada pela fraca performance do negócio de Cinemas e Audiovisuais.

O EBITDA consolidado da NOS aumentou 2,7%, alcançando 223 milhões de euros no terceiro trimestre, impulsionado por um desempenho sólido nas áreas de Telecomunicações e Tecnologias de Informação. O contributo da NOS nas contas da Sonaecom, através do método de equivalência patrimonial, foi de 23,3 milhões de euros, refletindo um aumento de 33,1% em comparação com o terceiro trimestre do ano passado.

A Bright Pixel, parte do grupo Sonaecom, continuou a sua estratégia de investimento, adicionando cinco novas empresas ao seu portefólio. A empresa mantém um portefólio diversificado, que abrange áreas como cibersegurança e tecnologias de retalho. O valor do capital investido no portefólio ativo foi de 240 milhões de euros, com uma posição de liquidez robusta de 209 milhões.

Leia também  Bolsa de Lisboa inicia semana em alta, petróleo em queda

Apesar das dificuldades, a Sonaecom continua a trabalhar para melhorar os seus resultados. O EBITDA totalizou 21,4 milhões de euros no terceiro trimestre e 55,7 milhões nos primeiros nove meses do ano, um valor superior ao do ano passado, devido à contribuição da NOS. Contudo, a contribuição total da NOS para os resultados da Sonaecom nos primeiros nove meses caiu de 70,2 milhões para 63,3 milhões, refletindo a ausência de ganhos extraordinários que ocorreram no ano anterior.

Leia também: Análise do impacto das telecomunicações na economia portuguesa.

lucros Sonaecom lucros Sonaecom lucros Sonaecom lucros Sonaecom lucros Sonaecom Nota: análise relacionada com lucros Sonaecom.

Leia também: CP defende segurança e cumpre acordos, apesar de greve parcial

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top