Governo prevê redução da dívida pública para 90,2% do PIB até 2025

O Governo português reafirmou a previsão de que a dívida pública será reduzida para 90,2% do Produto Interno Bruto (PIB) até ao final de 2025. Esta afirmação surge após a divulgação, pelo Banco de Portugal, dos dados referentes à dívida pública em setembro de 2025, que indicam um valor de 294,3 mil milhões de euros, correspondente a 97,6% do PIB.

No terceiro trimestre de 2025, o rácio da dívida pública face ao PIB registou um aumento de 0,8 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e de 1,7 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano anterior. O Ministério das Finanças esclareceu que este aumento deve-se à necessidade de acumular um montante significativo de depósitos das Administrações Públicas, que são essenciais para cumprir o plano de amortizações das Obrigações do Tesouro até ao final do ano.

É importante destacar que o Estado não se endividou mais, mas sim emitiu mais dívida que foi guardada em depósitos para amortizar a dívida que vencia. Quando se deduzem os depósitos das Administrações Públicas, a dívida pública líquida diminui para 255,2 mil milhões de euros, o que equivale a 84,6% do PIB.

Os ativos em depósitos das Administrações Públicas atingiram 39,2 mil milhões de euros, representando um aumento de 10 mil milhões de euros em relação ao mês anterior. Com a dedução desses depósitos, a dívida pública efetivamente diminuiu em 4 mil milhões de euros, conforme indicado pelo Banco de Portugal.

O Ministério das Finanças, liderado por Joaquim Miranda Sarmento, sublinhou que a análise da evolução da dívida pública neste período deve levar em conta a acumulação de depósitos das Administrações Públicas, que são fundamentais para o cumprimento dos planos de amortização. Em outubro, já foram reembolsados 11,4 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro, e está previsto um reembolso adicional de 1,5 mil milhões de euros em dezembro, referente a empréstimos do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira.

Leia também  Drones ucranianos causam quatro mortos na Rússia

Leia também: O impacto da dívida pública na economia portuguesa.

Leia também: Algarve Tech Hub Summit 2025 impulsiona investimento e talento

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top