Air France-KLM manifesta interesse na privatização da TAP

A Air France-KLM confirmou que vai apresentar formalmente a sua manifestação de interesse na privatização da TAP ainda este mês. Ben Smith, CEO do grupo, fez este anúncio durante uma conferência telefónica onde foram discutidos os resultados do terceiro trimestre. Smith sublinhou que a empresa está “definitivamente interessada” em adquirir uma participação no capital da TAP, após uma análise cuidadosa ao caderno de encargos.

O processo de privatização da TAP, que inclui a venda de 49,9% da companhia, foi aprovado pelo Governo em julho. Este plano prevê que 5% das ações sejam reservadas para os trabalhadores da empresa. O caderno de encargos estipula que apenas companhias aéreas com um volume de negócios anual superior a 5.000 milhões de euros podem participar. A manifestação de interesse deve ser enviada à Parpública até 22 de novembro.

Atualmente, não há contactos estabelecidos entre a Air France-KLM e o Governo ou outras entidades, mas Smith esclareceu que essa comunicação poderá ocorrer mais adiante no processo. A decisão de avançar com a privatização da TAP surge num contexto em que o grupo Air France-KLM reportou uma queda de 7% no lucro do terceiro trimestre, que se fixou em 768 milhões de euros. Este resultado foi influenciado pela redução das viagens para os Estados Unidos e pelo aumento das despesas operacionais.

Além disso, o grupo enfrentou desafios no transporte de carga e na sua companhia de baixo custo, a Transavia, durante a época de verão, que é normalmente a mais lucrativa para as companhias aéreas. O resultado operacional da Air France-KLM atingiu 1,2 milhões de euros, uma melhoria de 23 milhões em comparação com o mesmo período do ano anterior, que foi impactado pelos Jogos Olímpicos. A receita totalizou 9,2 mil milhões de euros, representando um aumento de 2,6% face ao ano passado.

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A privatização da TAP é um tema que tem gerado grande atenção no setor da aviação, e a entrada da Air France-KLM pode trazer mudanças significativas para a companhia nacional. Leia também: O futuro da TAP e as implicações da privatização.

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Fonte: ECO

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