Governo apoia candidatura de Mário Centeno ao BCE

O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, afirmou hoje que o Governo português apoia sempre a candidatura de cidadãos nacionais a altos cargos europeus. Esta declaração surge no contexto da possível candidatura de Mário Centeno a vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE).

Durante uma intervenção à chegada à reunião do Eurogrupo em Bruxelas, o ministro expressou a satisfação do Governo em ver um português a concorrer para uma posição de destaque a nível internacional. “O Governo, naturalmente, vê sempre com satisfação quando um português pode chegar a um cargo internacional”, disse Sarmento, referindo-se a exemplos anteriores, como a candidatura de António Costa, ex-primeiro-ministro, ao cargo de presidente do Conselho Europeu.

Joaquim Miranda Sarmento sublinhou que a satisfação do Governo é “igual para todos” os candidatos portugueses, incluindo Mário Centeno, que foi governador do Banco de Portugal. No entanto, o ministro destacou que ainda é “extemporâneo” discutir nomes concretos, uma vez que a reunião do Eurogrupo tem como objetivo principal a divulgação do calendário para a sucessão de Luis de Guindos, que termina o seu mandato em junho de 2026.

A eventual candidatura de Mário Centeno ao BCE é vista como uma oportunidade para reforçar a presença portuguesa em instituições financeiras europeias, algo que o Governo considera positivo. A promoção de cidadãos nacionais a posições de influência é uma prioridade, refletindo o compromisso do Executivo em apoiar a projeção de Portugal no cenário internacional.

A candidatura de Centeno ao BCE poderá trazer benefícios significativos, não apenas para o próprio, mas também para a imagem de Portugal na Europa. O apoio do Governo a esta candidatura é um sinal claro da vontade de promover a participação ativa de portugueses em cargos de relevo, contribuindo para o fortalecimento das instituições europeias.

Leia também  Apoios sociais mantêm isenção de IRS, garante Governo

Leia também: O impacto das políticas do BCE na economia portuguesa.

Mário Centeno Mário Centeno Nota: análise relacionada com Mário Centeno.

Leia também: Ações da On Holding sobem 20% após revisão em alta das previsões

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top