Inteligência Artificial pode reduzir empresas a cinco, alerta CEO

O CEO da Cloudflare, Matthew Prince, fez um alerta preocupante sobre o futuro da Inteligência Artificial (IA) durante a Web Summit, que decorre em Lisboa. Segundo Prince, o avanço da IA pode resultar numa drástica consolidação do mercado, onde apenas cinco empresas dominariam o panorama empresarial. Este cenário levanta questões sobre o futuro das marcas e das pequenas empresas.

Prince sublinhou que o modelo de negócio da Internet está prestes a sofrer uma transformação significativa, o que poderá prejudicar não só os media e criadores de conteúdos, mas também as pequenas empresas. “À medida que mais pessoas recorrem a agentes de IA para obter informações e realizar compras, o impacto será profundo”, afirmou.

O CEO da Cloudflare comparou a evolução da Internet a três momentos históricos: a transição da web para os motores de busca, o surgimento das redes sociais e a ascensão do mobile. Em cada uma dessas fases, os modelos de negócio mantiveram-se relativamente estáveis, mas Prince acredita que isso não se repetirá com a IA.

“Estou realmente preocupado que no futuro haja apenas cinco empresas. E não me refiro apenas a cinco empresas de IA, mas a cinco empresas que dominarão todos os setores”, disse Prince, questionando o que acontecerá com as marcas neste novo cenário.

Utilizando a série animada “Os Jetsons” como exemplo, Prince destacou como a robótica e a IA, antes vistas como ficção científica, estão agora a moldar a vida quotidiana. “A nova interface de IA vai desintermediar a relação direta com os leitores e clientes. Num mundo onde o comércio se torna homogéneo, o que acontecerá com as pequenas empresas? Não sei”, lamentou.

Apesar das suas preocupações, Prince acredita que as grandes empresas de tecnologia devem assumir a responsabilidade de compensar os criadores de conteúdo que alimentam os seus algoritmos. Contudo, criticou a posição dominante da Google, afirmando que a empresa deve ser responsabilizada por não cumprir as mesmas regras que os outros operadores.

Leia também  Redução do IVA para obras de arte aprovada no Orçamento de 2026

“O grande patrono da Internet nos últimos 27 anos foi a Google, e hoje é também o seu grande vilão. A Google está a usar a sua posição dominante nas pesquisas para se infiltrar na IA”, afirmou Prince. Ele enfatizou que a Google deve ser chamada à atenção, pois a sua influência continua a afetar a forma como os conteúdos são distribuídos e pagos.

Prince também mencionou que a OpenAI, cofundada por Sam Altman, enfrenta dificuldades em garantir que a Google pague pelos conteúdos que utiliza. “As pessoas esquecem-se que a criação da OpenAI surgiu do medo de que a Google se tornasse tão dominante que ninguém conseguisse pará-la”, concluiu.

Leia também: O impacto da IA nas pequenas empresas e marcas.

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Inteligência Artificial Inteligência Artificial Nota: análise relacionada com Inteligência Artificial.

Leia também: Montenegro quer reduzir fatura do SNS a fornecedores

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top