Fundo de pensões do Canadá reduz participação na EDP

O Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB) notificou a EDP sobre a redução da sua participação qualificada na empresa. No passado dia 13 de novembro, o fundo de pensões do Canadá viu a sua participação descer de 5,0116% para apenas 0,265%. Esta mudança representa uma significativa diminuição do envolvimento do CPPIB na EDP.

Na terça-feira, o CPPIB anunciou que havia concluído com sucesso a venda de 218.488.895 ações da EDP a investidores institucionais qualificados. Esta transação corresponde a cerca de 5,2% do capital da empresa energética. Com esta venda, o CPPIB deixa de ser um dos principais acionistas da EDP, uma vez que, no final de 2024, ocupava a quarta posição com uma participação de 5,44%.

A EDP, que é uma das maiores empresas do setor energético em Portugal, vê agora a sua estrutura acionista alterada. O CPPIB, que anteriormente estava atrás de acionistas como a China Three Gorges (21,40%), Oppidum Capital (6,82%) e BlackRock (5,44%), reduz assim a sua influência na empresa.

Esta decisão pode ter várias implicações para a EDP, especialmente no que diz respeito à sua estratégia de crescimento e à confiança do mercado. A diminuição da participação do CPPIB pode ser vista como um sinal de mudança nas dinâmicas de investimento, o que poderá levar a uma reavaliação das expectativas em relação à empresa.

Os investidores e analistas estarão atentos a como a EDP irá reagir a esta nova realidade, e se conseguirá atrair novos investidores para compensar a saída do fundo canadiano. A gestão da empresa terá agora o desafio de manter a confiança dos acionistas e de continuar a sua trajetória de crescimento no setor energético.

Leia também: O impacto das mudanças na estrutura acionista da EDP.

Leia também: Moody’s mantém rating de Portugal em ‘A3’ com perspetiva estável

Leia também  EDP lança programa Entama para apoiar empreendedores no Douro

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top