Investigadora de Coimbra promove prevenção da diabetes na Guiné-Bissau

Eugénia Carvalho, investigadora da Universidade de Coimbra, está a desenvolver um projeto inovador na Guiné-Bissau, focado na prevenção da diabetes e na literacia sobre a doença. A sua investigação visa criar estruturas que ajudem a população a compreender melhor a diabetes e a sua gestão.

Desde 2020, Carvalho lidera um estudo sobre o efeito protetor da vacina BCG na diabetes, que surgiu a partir do primeiro grande rastreio nacional da doença. Este trabalho, que resultou em artigos científicos a serem publicados em 2024 e 2025, também está ligado a uma tese de doutoramento de Lilica Sanca, que investiga a prevalência da diabetes no país. Durante este processo, a investigadora percebeu que a falta de informação sobre a diabetes é alarmante. “As pessoas não sabem o que é a diabetes e pensam que é uma doença infeciosa, transmissível. Quanto aos tratamentos, também não conseguem administrá-los de forma autónoma”, explica Carvalho.

A sua pesquisa, em colaboração com várias entidades, revela a complexidade do problema. “É necessária uma atuação transversal nas áreas da saúde, nutrição, educação e sensibilização para combater a diabetes”, sublinha a cientista. Para além do trabalho de prevenção, Carvalho está a desenvolver um rastreio específico para gestantes, com o objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil e mapear a desnutrição no país.

Os esforços da investigadora incluem a sensibilização da população e a promoção de um novo rastreio para gestantes. “Rastrear entre 3,5 a 5 mil mulheres para diminuir a mortalidade materno-infantil é um dos nossos próximos objetivos. Até agora, já rastreamos 500 gestantes”, adianta. Este projeto é financiado pelo Instituto Camões, em parceria com a Associação Bisturi Humanitário.

A luta contra a diabetes na Guiné-Bissau é um desafio que exige um compromisso contínuo e uma abordagem integrada. Através da educação e do rastreio, Eugénia Carvalho e a sua equipa esperam fazer a diferença na vida de milhares de pessoas. Leia também: “A importância da literacia em saúde para o combate a doenças”.

Leia também  Governo apresenta plano para atrair médicos ao SNS em 2026

Leia também: Aumento da despesa com medicamentos afeta o SNS em Portugal

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top