Grupo israelita Bezeq avança na compra da Hot Mobile à Altice

O grupo israelita Bezeq, por intermédio da sua subsidiária Pelephone, chegou a um acordo preliminar para adquirir a operadora Hot Mobile, atualmente pertencente à Altice, por cerca de 2,1 mil milhões de shekels, o que equivale a aproximadamente 557 milhões de euros. Este é o segundo esforço da Pelephone para concretizar a compra, após uma proposta anterior, no verão, que foi rejeitada pelo bilionário Patrick Drahi, proprietário da Meo.

A decisão de aumentar a proposta e assinar um memorando de entendimento não vinculativo foi anunciada na semana passada. Este memorando inclui uma cláusula que prevê “negociações contínuas entre as partes, visando estabelecer entendimentos comerciais e jurídicos para a assinatura de um contrato de compra, realizar a due diligence e gerir as negociações em conformidade com a legislação anticoncorrencial”. É importante notar que este acordo não confere exclusividade à Pelephone, e o prazo para finalizar as negociações é de cerca de um mês e meio, podendo ser prorrogado por mais 15 dias.

De acordo com a agência Reuters, a imprensa israelita revelou que outras duas empresas mostraram interesse na Hot Mobile, mas as suas ofertas foram consideravelmente inferiores à da Pelephone. Para que a transação se concretize, será necessário obter a aprovação dos conselhos de administração das empresas envolvidas, assim como do Ministério das Comunicações e da Autoridade da Concorrência de Israel.

Atualmente, a Pelephone e a Hot Mobile são as principais operadoras de telecomunicações em Israel, com aproximadamente 2,6 milhões e 2 milhões de clientes, respetivamente. No segundo trimestre deste ano, as receitas da Altice International em Israel totalizaram 271 milhões de euros, o que representa uma ligeira diminuição de 0,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Embora as vendas de serviços móveis e fixos tenham registado uma queda, o segmento empresarial cresceu 16,1% em termos homólogos.

Leia também  Drivetel moderniza cobertura de rede móvel da Linha Amarela do Metro

A Altice International, que é a empresa-mãe da Meo (Altice Portugal), também opera em Israel com a Hot Mobile e na República Dominicana com a Altice Dominicana. O envolvimento da Altice em Israel remonta a 2010, quando a Motorola vendeu a Hot Mobile, então conhecida como Mirs Communications, à Altice. Dois anos depois, a marca foi renomeada para Hot, em referência à marca já existente que pertence ao grupo que controla a Meo.

Leia também: O impacto da fusão no mercado de telecomunicações em Portugal.

Bezeq Hot Mobile Bezeq Hot Mobile Bezeq Hot Mobile Bezeq Hot Mobile Bezeq Hot Mobile Nota: análise relacionada com Bezeq Hot Mobile.

Leia também: Consolidação das telecomunicações é inevitável, afirma CEO da Meo

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top