Medialivre pode avançar judicialmente para alargar debates presidenciais

A Medialivre, empresa responsável pela CMTV e pela Now, está a ponderar avançar com uma ação judicial para garantir que todos os operadores de televisão possam participar nos debates das eleições presidenciais. Esta decisão surge na sequência de uma deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que recomenda que os debates sejam alargados a todos os canais.

Carlos Rodrigues, diretor-geral editorial da Medialivre, sublinhou que a ação judicial visa a execução da deliberação da ERC. “A deliberação é clara ao intimar a RTP, SIC e TVI a abrirem os debates a outros operadores, como a CMTV e a Now”, afirmou Rodrigues. Ele defende que a inclusão de mais canais é essencial para promover um debate eleitoral mais abrangente e participativo.

Rodrigues destacou que a Medialivre está empenhada em garantir que haja o máximo de debates possíveis, com o objetivo de alcançar um maior número de portugueses. “Queremos que os debates sejam mais participados e assistidos”, acrescentou.

Na passada sexta-feira, a ERC recomendou aos operadores RTP, SIC e TVI que, na organização dos debates para as eleições presidenciais de 18 de janeiro de 2026, considerem a colaboração com outros canais que queiram contribuir para um espaço informativo mais alargado. Contudo, tanto a TVI como a SIC interpretaram esta recomendação como não vinculativa, reiterando que o acordo entre os três canais de sinal aberto não implica exclusividade nos debates.

A SIC argumentou que o modelo de debates em conjunto resulta da liberdade editorial e visa maximizar a difusão de informação, garantindo a acessibilidade dos debates ao público. A Medialivre, por sua vez, insiste que a deliberação da ERC deve ser cumprida. “Temos o apoio da CNE e da ERC. O que defendemos é que os debates sejam mais vivos e cheguem a mais pessoas”, concluiu Rodrigues.

Leia também  Leia a edição desta semana do Jornal Económico

O ciclo de debates presidenciais, que contará com 28 edições, terá início esta segunda-feira, com um debate entre André Ventura, líder do Chega, e António José Seguro, apoiado pelo PS. Para mais informações, leia também: “Calendário dos debates presidenciais”.

debates presidenciais debates presidenciais debates presidenciais Nota: análise relacionada com debates presidenciais.

Leia também: Economia alemã deverá crescer em 2026, segundo a UE

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top