Empresas portuguesas destacam-se em comunicação interna

Na XIV Edição dos Prémios do Observatório de Comunicação Interna (OCI), várias empresas portuguesas foram reconhecidas pelo seu trabalho exemplar na área da comunicação interna. Entre os vencedores destacam-se a Bial, o Novobanco, a Worten Portugal, a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, a L’Oréal Portugal, o Grupo Ageas Portugal e a Marinha Portuguesa. Os prémios visam destacar a importância da comunicação interna como um elemento crucial para o sucesso organizacional.

Daniela Agra, diretora da Atrevia Portugal e membro do Conselho Fundador do OCI, afirmou que o trabalho das organizações e instituições académicas participantes é uma prova de que a comunicação interna é cada vez mais um fator determinante para a união e o sucesso das equipas. A Bial, por exemplo, foi premiada na categoria de Estratégia Integrada de Comunicação Interna com o projeto “100 Anos Inspirados pelo Futuro”, que celebrou o centenário da empresa, refletindo sobre o seu passado, presente e futuro.

A Worten Portugal destacou-se na categoria ESG – Environmental, Social and Corporate Governance, com o seu programa “Celebramos a Igualdade e a Diferença”, que promove a diversidade e a inclusão através de ações concretas e métricas de acompanhamento. O Novobanco, por sua vez, arrecadou dois prémios: um na categoria de Inovação e Transformação Digital da Comunicação Interna, com o projeto “mIA – E se a tecnologia fosse a sua cara?”, que utiliza inteligência artificial para criar uma assistente virtual, e outro na categoria de Gestão da Mudança e Transformação, com o projeto “Campus do novobanco”.

A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas foi premiada na categoria de Eventos Internos com o projeto “Happy Day: a alegria de sermos equipa”, que visa reforçar o espírito de equipa e o sentimento de pertença. Na categoria EVP – Employee Value Proposition, a L’Oréal Portugal venceu com o projeto “We Are L’Oréal Ambassadors”, que transforma colaboradores em embaixadores da marca. O Grupo Ageas Portugal foi reconhecido pela sua iniciativa “Comunicar (e viver) DEI no Grupo Ageas Portugal”, que promove uma cultura interna inclusiva.

Leia também  Fitch mantém perspetiva positiva para o Novobanco após apoio do BPCE

Na vertente académica, os prémios distinguiram o estudo de Ana Margarida Cardoso sobre o voluntariado corporativo e o seu impacto no engagement dos colaboradores, bem como a tese de Ana Rita Aires sobre o papel da comunicação interna em contextos de trabalho híbrido. A Marinha Portuguesa recebeu uma Menção Honrosa pelo projeto “Cheguei à Família”, que oferece kits de boas-vindas para bebés dos seus militares.

O júri, presidido pelo chef Hélio Loureiro, incluiu representantes de várias empresas de renome, como BP, Coca-Cola e EDP. Nuno Brandão, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, destacou que este ano é especial para o OCI, pois celebra 15 anos de atividade, continuando a liderar o reconhecimento das melhores práticas de comunicação interna em Portugal.

Leia também: A importância da comunicação interna nas empresas.

Leia também: Candidatos à Presidência da República: Audiências das Entrevistas

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top