Na XIV Edição dos Prémios do Observatório de Comunicação Interna (OCI), várias empresas portuguesas foram reconhecidas pelo seu trabalho exemplar na área da comunicação interna. Entre os vencedores destacam-se a Bial, o Novobanco, a Worten Portugal, a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, a L’Oréal Portugal, o Grupo Ageas Portugal e a Marinha Portuguesa. Os prémios visam destacar a importância da comunicação interna como um elemento crucial para o sucesso organizacional.
Daniela Agra, diretora da Atrevia Portugal e membro do Conselho Fundador do OCI, afirmou que o trabalho das organizações e instituições académicas participantes é uma prova de que a comunicação interna é cada vez mais um fator determinante para a união e o sucesso das equipas. A Bial, por exemplo, foi premiada na categoria de Estratégia Integrada de Comunicação Interna com o projeto “100 Anos Inspirados pelo Futuro”, que celebrou o centenário da empresa, refletindo sobre o seu passado, presente e futuro.
A Worten Portugal destacou-se na categoria ESG – Environmental, Social and Corporate Governance, com o seu programa “Celebramos a Igualdade e a Diferença”, que promove a diversidade e a inclusão através de ações concretas e métricas de acompanhamento. O Novobanco, por sua vez, arrecadou dois prémios: um na categoria de Inovação e Transformação Digital da Comunicação Interna, com o projeto “mIA – E se a tecnologia fosse a sua cara?”, que utiliza inteligência artificial para criar uma assistente virtual, e outro na categoria de Gestão da Mudança e Transformação, com o projeto “Campus do novobanco”.
A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas foi premiada na categoria de Eventos Internos com o projeto “Happy Day: a alegria de sermos equipa”, que visa reforçar o espírito de equipa e o sentimento de pertença. Na categoria EVP – Employee Value Proposition, a L’Oréal Portugal venceu com o projeto “We Are L’Oréal Ambassadors”, que transforma colaboradores em embaixadores da marca. O Grupo Ageas Portugal foi reconhecido pela sua iniciativa “Comunicar (e viver) DEI no Grupo Ageas Portugal”, que promove uma cultura interna inclusiva.
Na vertente académica, os prémios distinguiram o estudo de Ana Margarida Cardoso sobre o voluntariado corporativo e o seu impacto no engagement dos colaboradores, bem como a tese de Ana Rita Aires sobre o papel da comunicação interna em contextos de trabalho híbrido. A Marinha Portuguesa recebeu uma Menção Honrosa pelo projeto “Cheguei à Família”, que oferece kits de boas-vindas para bebés dos seus militares.
O júri, presidido pelo chef Hélio Loureiro, incluiu representantes de várias empresas de renome, como BP, Coca-Cola e EDP. Nuno Brandão, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, destacou que este ano é especial para o OCI, pois celebra 15 anos de atividade, continuando a liderar o reconhecimento das melhores práticas de comunicação interna em Portugal.
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Fonte: ECO





