A dívida externa líquida de Portugal registou uma descida significativa, situando-se em 39,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no final de setembro. Este é o rácio mais baixo desde setembro de 2021, totalizando 118.200 milhões de euros, conforme revelou o Banco de Portugal (BdP).
Este novo valor representa uma melhoria em relação à dívida de 127.300 milhões de euros, que correspondia a 44% do PIB no final de 2024. A diminuição da dívida externa líquida é um sinal positivo para a economia portuguesa, refletindo uma gestão mais eficiente das finanças externas.
Além disso, o BdP destacou que a Posição de Investimento Internacional (PII) de Portugal também melhorou, passando de -58,3% do PIB (-168.700 milhões de euros) no final de 2024 para -52,7% do PIB (-159.000 milhões de euros) em setembro. Este é o rácio menos negativo desde março de 2002, o que indica uma recuperação na relação entre ativos e passivos financeiros do país.
A melhoria da dívida externa líquida e da PII deve-se a vários fatores. O saldo positivo da balança financeira, que atingiu 6.900 milhões de euros, e as variações de preços favoráveis, que somaram 6.000 milhões de euros, foram cruciais. A valorização dos ativos financeiros, especialmente o ouro detido pelo banco central, e a valorização dos passivos contribuíram para este resultado positivo.
Por outro lado, o BdP também apontou que as variações cambiais negativas, no valor de 5.700 milhões de euros, tiveram um impacto negativo, principalmente devido à depreciação do dólar dos EUA. Apesar deste fator, a melhoria de 5,6 pontos percentuais no rácio da PII em relação ao PIB foi impulsionada, em 2,4 pontos percentuais, pelo crescimento do PIB e, em 3,2 pontos percentuais, pela variação nominal positiva da PII.
Em suma, a redução da dívida externa líquida é um indicador encorajador para a economia portuguesa, refletindo uma maior solidez nas finanças externas. Esta evolução pode contribuir para uma maior confiança dos investidores e um ambiente económico mais estável.
Leia também: A importância da balança financeira na economia nacional.
dívida externa líquida Nota: análise relacionada com dívida externa líquida.
Leia também: Diferenças entre a bolha da IA e a bolha das dot-com
Fonte: Sapo





