A produção automóvel em Portugal registou uma diminuição de 8% em outubro, totalizando mais de 32 mil unidades. Apesar deste recuo mensal, a produção automóvel apresenta um crescimento superior a 5% no acumulado do ano até outubro.
No que diz respeito aos ligeiros de passageiros, a produção caiu 3% em outubro, somando 26,7 mil unidades, que representam a maior parte da produção total. Por outro lado, a produção de ligeiros de mercadorias sofreu uma queda acentuada de mais de 22%, com apenas 5,4 mil unidades produzidas.
Analisando o acumulado do ano, os ligeiros de passageiros registaram um aumento de 7%, atingindo mais de 229 mil unidades. A produção de ligeiros de mercadorias, embora tenha apresentado uma ligeira melhoria, ficou acima da linha de água, com mais de 57,8 mil unidades.
A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) sublinha que a Europa continua a ser o principal mercado para as exportações dos veículos fabricados em território nacional, representando 87,2% do total. Os principais países importadores são a Alemanha, com 20,1%, seguida de Itália e Turquia (11,1%), Espanha (10,0%) e França (9,8%).
Em termos regionais, o mercado africano mantém-se em segundo lugar nas exportações, correspondendo a 4% do total, com Marrocos a representar 13% desse mercado. A América, por sua vez, contribui com mais de 3% das exportações.
No que diz respeito às fábricas, a Autoeuropa registou uma diminuição de mais de 2% em outubro, produzindo mais de 24,6 mil unidades. No entanto, no acumulado do ano, a produção automóvel da Autoeuropa cresceu mais de 6%, totalizando 205 mil unidades, o que representa 71% da produção total em Portugal.
A fábrica da Stellantis em Mangualde, por sua vez, viu a sua produção cair mais de 13% em outubro, com 7.900 unidades, embora também tenha registado um aumento acumulado de mais de 6%, somando 77 mil unidades. Esta fábrica representa 27% da produção automóvel nacional.
O panorama da produção automóvel em Portugal revela um cenário misto, com quedas mensais, mas um desempenho positivo ao longo do ano. Leia também: O impacto da produção automóvel na economia nacional.
Leia também: A importância da transformação nos conselhos de administração
Fonte: Sapo





