Desemprego em Portugal cai 4,7% em outubro de 2024

O desemprego em Portugal registou uma queda significativa de 4,7% em outubro em comparação com o mesmo mês do ano anterior, além de uma diminuição de 1,6% face a setembro. Estes dados foram divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e revelam uma melhoria no panorama do mercado de trabalho.

No final de outubro, estavam inscritos nos centros de emprego do continente e das regiões autónomas um total de 297.722 desempregados. Este número representa 68% de um total de 437.920 pedidos de emprego. Em relação ao ano passado, houve uma redução de 14.788 pessoas inscritas, com a maior parte deste recuo a ser atribuída a indivíduos que estavam inscritos há menos de 12 meses, assim como aqueles que procuram um novo emprego e os maiores de 25 anos.

Em termos mensais, a comparação com setembro mostra que houve menos 4.878 pessoas inscritas nos centros de emprego, interrompendo uma tendência de aumento que se verificou nos dois meses anteriores. Este recuo é especialmente relevante, uma vez que, até julho, o número de inscritos tinha atingido o valor mais baixo em dois anos.

Analisando os grupos profissionais, os trabalhadores não qualificados continuam a ser o grupo mais representativo entre os desempregados, com 29,3%. Seguem-se os trabalhadores dos serviços pessoais e de proteção, com 19,6%, e os especialistas em atividades intelectuais e científicas, com 11,8%. O IEFP também destaca a diminuição significativa no número de agricultores e trabalhadores qualificados da agricultura, que registaram uma queda de 19,1% em relação ao ano anterior.

Por outro lado, o grupo dos dirigentes e gestores executivos viu um aumento de 12,5% no desemprego, assim como os trabalhadores não qualificados, que subiram 1,6%. Em termos regionais, todas as regiões de Portugal apresentaram uma diminuição do desemprego em comparação com o ano anterior, com a Madeira a registar a maior queda, de 19,1%.

Leia também  Falência da operadora Oi decretada pelo Tribunal do Rio de Janeiro

Relativamente ao mês anterior, o desemprego diminuiu nas regiões do Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo, mas aumentou no Algarve, onde a subida foi de 19%. No final de outubro, havia 18.768 ofertas de emprego por satisfazer em todo o país, o que representa um aumento de 58,1% em relação ao ano anterior, embora tenha havido uma ligeira redução face ao mês anterior.

Durante o mês de outubro, inscreveram-se nos serviços de emprego 54.013 desempregados, um número inferior ao do mesmo mês de 2024 e também ao do mês anterior. As ofertas de emprego recebidas totalizaram 11.696, um aumento de 30% em relação ao ano passado, mas com uma diminuição de 10,9% em comparação com setembro. As colocações realizadas em outubro foram 8.150, superando os números do ano anterior, mas abaixo do mês anterior.

Leia também: O impacto do desemprego na economia portuguesa.

desemprego em Portugal desemprego em Portugal desemprego em Portugal desemprego em Portugal Nota: análise relacionada com desemprego em Portugal.

Leia também: Carlos Moedas assume presidência do Conselho Metropolitano de Lisboa

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top