Investimento de 19,3 milhões no Centro de Alto Rendimento do Jamor

O Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor, localizado em Oeiras, vai ser alvo de um investimento de 19,3 milhões de euros, conforme anunciado pelo Governo. Este montante, que não inclui intervenções no Estádio Nacional, é proveniente do Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo (PNDD), recentemente aprovado em Conselho de Ministros.

Este investimento é um passo importante, uma vez que o CAR do Jamor tinha sido excluído de acordos de reabilitação anteriores, que focaram em outros centros como os de Anadia, Caldas da Rainha e Rio Maior. A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, destacou a necessidade de obras, especialmente nas piscinas e na pista de atletismo, que evidenciam a urgência de melhorias.

O projeto de requalificação do Centro de Alto Rendimento do Jamor abrangerá várias modalidades, incluindo râguebi, natação, atletismo, tiro, tiro com arco e BTT. Além disso, está prevista a criação de um centro de medicina desportiva, o que representa um avanço significativo para os atletas que utilizam estas instalações.

Com este investimento, o Jamor aumenta o número de Centros de Alto Rendimento com contratos de requalificação, passando de oito para um total de 13. O valor total destinado às instalações desportivas no âmbito do PNDD ascende a 48,3 milhões de euros, quase o dobro do que estava previsto para os restantes centros.

O PNDD também contempla 29,2 milhões de euros para a formação contínua de Educadores de Infância e capacitação de professores do 1.º ciclo, além de uma linha de apoio de sete milhões para a promoção do desporto feminino e cinco milhões para a inclusão de pessoas com deficiência.

Margarida Balseiro Lopes sublinhou que este plano representa um compromisso do Governo com o desporto, enfatizando que o investimento no Centro de Alto Rendimento do Jamor é uma prioridade. “Este é um momento histórico, pois é a primeira vez que o país tem um PNDD”, afirmou a ministra.

Leia também  Sporting vence PSG e assegura play-off da Liga dos Campeões

O Estádio Nacional, que também faz parte do complexo do Jamor, tem um projeto de requalificação orçado em 25 milhões de euros, elaborado por um consórcio liderado pelo arquiteto Aires Mateus. Esta intervenção inclui melhorias na bancada central e na zona da Tribuna VIP, com o Estado a suportar 6% do custo total.

Leia também: O impacto do investimento no desporto em Portugal.

Centro de Alto Rendimento Centro de Alto Rendimento Nota: análise relacionada com Centro de Alto Rendimento.

Leia também: FPF tenta reduzir suspensão de Ronaldo após expulsão na Irlanda

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top