Metrobus entre Coimbra e Serpins inicia operação em dezembro

A operação do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) entre Coimbra e Serpins, na Lousã, está prestes a arrancar em dezembro, com um mês inicial de serviço gratuito. A Metro Mondego anunciou esta novidade, após ter realizado uma operação preliminar também sem custos no troço urbano de Coimbra.

Este novo troço, que liga Coimbra a Serpins e abrange os concelhos da Lousã e de Miranda do Corvo, tem enfrentado vários adiamentos, mas a Metro Mondego garante que a operação começará em dezembro, embora não tenha avançado uma data específica. Durante este mês, os serviços alternativos do ramal da Lousã, que esteve encerrado devido ao projeto, também serão gratuitos, conforme explicou a entidade responsável pelo metrobus.

João Marrana, presidente da Metro Mondego, destacou que, quando a operação iniciar, será com o horário normal do SMM, que vai das 05:30 até cerca da 01:00. Este horário é uma melhoria em relação à operação preliminar, que funcionou entre as 07:30 e as 20:00. Marrana também sublinhou que a empresa não queria que os passageiros fossem obrigados a comprar um passe para um período curto, considerando que “as pessoas merecem mais do que isso”.

A expectativa é que a operação comercial do metrobus Coimbra possa arrancar já em janeiro. O presidente da Metro Mondego revelou que a AGIT – Agência para a Gestão do Sistema Intermodal da Região de Coimbra confirmou que a componente tecnológica do sistema está estabilizada. Além disso, há esperança de que alguns problemas possam ser resolvidos antes do final do ano, permitindo a emissão do bilhete intermodal em janeiro.

O projeto do metrobus não se limita à ligação entre a Portagem e Serpins. Também contempla ligações à estação ferroviária de Coimbra-B e aos Hospitais da Universidade de Coimbra, com conclusão prevista para 2026. Em Coimbra, o metrobus promete uma frequência de cinco em cinco minutos durante as horas de ponta, facilitando a mobilidade na cidade.

Leia também  Pony.ai e Stellantis unem-se para expandir robotaxis na Europa

Leia também: O impacto do metrobus na mobilidade urbana em Coimbra.

metrobus Coimbra metrobus Coimbra metrobus Coimbra metrobus Coimbra Nota: análise relacionada com metrobus Coimbra.

Leia também: Escutas de Costa: Carneiro pede esclarecimentos ao PGR

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top