UBS e Barclays buscam compradores para a Logoplaste

O processo de venda da Logoplaste está a ganhar ritmo, com a presença de fundos de private equity internacionais, especialmente norte-americanos, na corrida. O Ontario Teachers’ Pension Plan (OTTP), que detém 60% da empresa, foi o responsável por iniciar este processo competitivo.

De acordo com informações do Jornal Económico, os bancos UBS e Barclays estão a assessorar o fundo de pensões canadense e já enviaram um “teaser” a potenciais investidores. O interesse por parte de grandes fundos de infraestruturas, que apresentam um custo de capital mais baixo, torna-os candidatos fortes para a aquisição da Logoplaste.

A Bloomberg reportou, no início de outubro, que o OTPP está a considerar a venda da Logoplaste, com um valor estimado superior a 1,7 mil milhões de euros. Este montante refere-se à totalidade da empresa, incluindo os 40% detidos pela família de Filipe de Botton e Alexandre Relvas, fundadores da Logoplaste.

Fontes próximas do processo confirmam que o valor da transação poderá ultrapassar os mil milhões de euros, posicionando-se como um dos maiores negócios do próximo ano em Portugal. Em 2021, quando o OTPP adquiriu a participação maioritária da Carlyle, a Logoplaste estava avaliada em cerca de 1,4 mil milhões de euros, incluindo dívida. Em 2016, a Carlyle havia investido cerca de 660 milhões de euros na empresa.

As estimativas indicam que a venda total da Logoplaste poderá ser concretizada com uma valorização entre 1,7 mil milhões e 2 mil milhões de euros, com o fecho do negócio previsto para finais de 2026. A atratividade deste negócio é evidente para investidores institucionais, que veem na Logoplaste uma oportunidade promissora.

Ainda não está claro se os acionistas portugueses, Filipe de Botton e Alexandre Relvas, irão vender a sua participação de 40% em simultâneo com o OTPP. Filipe de Botton, que é também o chairman da empresa, não comentou quando contactado. Contudo, os acionistas minoritários podem optar por reinvestir juntamente com um novo comprador, mantendo assim a sua participação.

Leia também  Novas regras para alojamento local e impostos ambientais em destaque

A Logoplaste, uma das maiores fabricantes de embalagens de plástico rígido na América e na Europa, nomeou recentemente Sandra Santos como nova CEO. A empresa opera quase 70 fábricas em 17 países, fornecendo embalagens a grandes clientes como Kraft Heinz, Henkel, Diageo Plc, Gallo e L’Oréal, e está comprometida em desenvolver soluções de embalagens sustentáveis. Em 2024, a Logoplaste faturou cerca de mil milhões de euros.

O Ontario Teachers’ Pension Plan Board gere pensões de benefícios definidos para professores de Ontário, no Canadá, e no final do primeiro semestre de 2025, os seus ativos líquidos ascenderam a 269,6 mil milhões de dólares canadianos (166 mil milhões de euros). Leia também: O impacto da sustentabilidade no mercado das embalagens.

Leia também: Novas regras revitalizam o PPR europeu e atraem investidores

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top