Rural Move vence Prémio Manuel António da Mota com 50 mil euros

A Rural Move, Associação para a Promoção do Investimento nos Territórios de Baixa Densidade, com sede em Miranda do Douro, foi a grande vencedora do Prémio Manuel António da Mota, recebendo um prémio de 50 mil euros. Esta distinção, atribuída no passado domingo, faz parte da 16.ª edição do prémio promovido pela Fundação Manuel António da Mota, que também reconheceu outras nove instituições, incluindo a Cáritas da Ilha Terceira e o MADI – Movimento de Apoio ao Diminuído Intelectual de Vila do Conde, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Além do prémio principal, foram atribuídas menções honrosas a várias entidades, como a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal e o Centro de Apoio ao Sem-Abrigo, cada uma recebendo cinco mil euros. Os segundos e terceiros classificados foram premiados com 25 mil e 10 mil euros, respetivamente.

A Rural Move, constituída em 2020, tem como missão promover o investimento e o repovoamento dos territórios de baixa densidade, que representam cerca de 80% da área de Portugal, mas apenas 20% da sua população. A associação foca-se em apoiar aqueles que desejam viver e trabalhar em áreas rurais, incluindo jovens, trabalhadores remotos e empreendedores, através da sua plataforma de apoio a novos rurais.

Os dados da Rural Move revelam que Portugal enfrenta desafios significativos em relação à desertificação e ao envelhecimento da população nestes territórios. O projeto visa combater estes problemas, promovendo a fixação de pessoas e a integração em comunidades locais. A iniciativa inspira-se na medida ‘MOVE IN’, proposta pelo Plano de Valorização do Interior, e surge como resposta à falta de uma plataforma estruturada que facilite a mudança para o interior.

Rui Pedroto, presidente da comissão executiva da Fundação Manuel António da Mota, destacou que o prémio, sob o lema “Sempre Solidários”, visa reconhecer o trabalho de instituições que se destacam na luta contra a pobreza, exclusão social e na valorização do interior. “Estamos comprometidos com um país mais justo e coeso”, afirmou.

Leia também  Rural Move vence Prémio Manuel António da Mota 2023

O Prémio Manuel António da Mota foi criado em 2010 e tem como objetivo reconhecer anualmente organizações que se destacam em diversas áreas de atividade. A vitória da Rural Move é um passo importante para a promoção do investimento nos territórios de baixa densidade e para a revitalização das comunidades rurais.

Leia também: O impacto da desertificação nos territórios de baixa densidade em Portugal.

Rural Move Nota: análise relacionada com Rural Move.

Leia também: Plano de paz dos EUA para a Ucrânia é considerado insuficiente

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top