Outubro de 2025 foi o segundo mais quente em Portugal desde 1931

O mês de outubro de 2025 ficará na memória como o segundo mais quente em Portugal continental desde 1931, conforme revela o mais recente boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Este outubro quente foi caracterizado por temperaturas elevadas e uma significativa escassez de precipitação.

De acordo com os dados do IPMA, a temperatura média do ar em outubro foi de 19ºC, o que representa um aumento de 2,21ºC em relação ao valor normal para o período de referência de 1991 a 2020. A temperatura mínima média registou 13,42ºC, o sexto valor mais elevado desde 1931, com uma anomalia de 1,80ºC. Por outro lado, a temperatura máxima média atingiu 24,57ºC, superando em 2,61ºC o valor normal.

O boletim climatológico destaca que as temperaturas máximas estiveram acima da média mensal até ao dia 19, enquanto as mínimas mantiveram-se elevadas até ao dia 25. Entre os dias 19 e 24, foram observados desvios superiores a 3ºC em várias regiões, com novos recordes em locais como Portel e Mértola.

Além das temperaturas elevadas, o IPMA também registou uma onda de calor que afetou cerca de 60% das estações meteorológicas entre os dias 10 e 19 de outubro, abrangendo as regiões Norte, Centro e Alto Alentejo. Em termos de precipitação, o total mensal foi de 86,4 mm, correspondendo a 79% do valor médio para o mesmo período.

Nos dias 28 e 29 de outubro, foram observados elevados níveis de precipitação nas regiões de Lisboa e Algarve, e no dia 31, a chuva intensificou-se nas regiões Centro e litoral Norte. Contudo, a situação de seca agravou-se, com 66% do território continental a apresentar seca fraca a severa, especialmente nas regiões Centro-Sul e Sul.

Leia também  Decisão sobre participação de Israel na Eurovisão em novembro

Globalmente, este outubro quente foi o terceiro mais quente desde que existem registos, com uma temperatura média do ar à superfície de 15,14°C. Este mês foi também o primeiro desde abril de 2025 a apresentar uma temperatura acima de 1,50ºC, um limite crítico para o aquecimento global, registando 1,55ºC acima da média estimada para o período pré-industrial.

Leia também: O impacto das alterações climáticas em Portugal.

outubro quente outubro quente outubro quente Nota: análise relacionada com outubro quente.

Leia também: SEC investiga Jefferies por colapso da First Brands

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top