A Indico Capital Partners anunciou o lançamento do Indico VC Fund III, um fundo com um capital alvo de 125 milhões de euros. Este novo fundo já garantiu 30 milhões de euros do Fundo Europeu de Investimento (FEI) e tem como foco áreas inovadoras como deeptech, inteligência artificial (IA) e tecnologia espacial. O objetivo é investir em startups localizadas em Portugal, Espanha e Itália, abrangendo empresas até à série B.
Stephan Morais, managing general partner da Indico, sublinha a importância do apoio inicial do FEI, afirmando que representa uma validação significativa da estratégia da empresa. “Estamos estrategicamente posicionados para identificar e escalar as melhores empresas da região e a sua diáspora, colocando-as no mercado global”, explica Morais. O fundo pretende fornecer não apenas capital, mas também apoio prático, contribuindo para a formação da próxima geração de líderes tecnológicos na Europa.
O setor espacial é uma das áreas prioritárias do fundo. Morais destaca que este setor está a crescer rapidamente em todo o mundo, abrangendo software, satélites e data centers. “A fiabilidade da informação obtida via satélite é, em muitos casos, superior à que se consegue através de outros métodos”, justifica. A Indico já investiu em empresas como a D-Orbit, FOSSA Systems e Spotlite, que demonstram o potencial do sul da Europa neste domínio.
O Indico VC Fund III irá concentrar-se em tecnologias desenvolvidas em Portugal, Espanha e Itália, mas também procurará oportunidades na diáspora destes países, especialmente nos EUA e Reino Unido. O fundo irá focar-se em investimentos que vão desde a fase seed até à Série B, priorizando empresas que desenvolvem soluções corporativas de SaaS, IA e deeptech, bem como aquelas que operam nas áreas de tecnologia espacial e oceânica.
Marjut Falkstedt, presidente do FEI, expressou entusiasmo pela parceria com a Indico, afirmando que esta colaboração irá apoiar o ecossistema de inovação tecnológica em Portugal, Espanha e Itália. “O FEI irá apoiar investimentos em empresas que estão a fazer a diferença na Inteligência Artificial e na economia azul”, afirmou.
Atualmente, a Indico Capital Partners gere mais de 240 milhões de euros em ativos, distribuídos por cinco fundos. A empresa já apoiou 53 startups, incluindo quatro unicórnios, que, em conjunto, levantaram mais de 2,5 mil milhões de euros. O fundo Indico promete ser um importante impulsionador do investimento em tecnologias emergentes na região.
Leia também: Indico investe na italiana WSense.
fundo Indico fundo Indico fundo Indico fundo Indico Nota: análise relacionada com fundo Indico.
Leia também: Presidente da Tunísia critica ingerência do Parlamento Europeu
Fonte: ECO





