A Toyota tem sido uma referência na descarbonização automóvel há 25 anos, desde o lançamento do Prius, o primeiro veículo híbrido de produção em massa. Rita Dória, convidada do segundo episódio da nova temporada do ECO Auto, discute a evolução da marca e a sua visão para um futuro mais sustentável. Licenciada em engenharia e gestão industrial, Dória tem uma vasta experiência no setor automóvel, particularmente no grupo Salvador Caetano.
A descarbonização automóvel é um dos pilares da estratégia da Toyota, que continua a investir em tecnologias inovadoras, como o hidrogénio. “A mudança na indústria começou com a visão da Toyota, que se mantém firme com o Mirai, um modelo que representa o futuro da mobilidade”, afirma Dória. A marca tem como objetivo manter a liderança em tecnologias eletrificadas, criando soluções de mobilidade mais seguras e eficientes.
Para alcançar esses objetivos, a Toyota procura estabelecer parcerias estratégicas, como a colaboração com a BMW, para desenvolver um ecossistema que permita a utilização do hidrogénio em diversos setores, incluindo aviação e transportes públicos. A evolução do hidrogénio é vista como uma oportunidade para expandir o alcance da descarbonização automóvel.
Em Portugal, a legislação fiscal favorece os veículos elétricos, mas Dória destaca que os híbridos não Plug-in, que também contribuem para a descarbonização, não recebem o mesmo apoio. Apesar de Portugal estar na vanguarda da venda de veículos elétricos, a entrada de automóveis usados que não cumprem normas ambientais continua a ser um desafio, agravando a idade média do parque automóvel nacional, que é de 15 anos.
O futuro da mobilidade, segundo Dória, passa pela condução autónoma e pelo desenvolvimento contínuo do hidrogénio. A Toyota já está a investir na montagem de autocarros a hidrogénio na sua fábrica em Ovar, um passo significativo para a descarbonização automóvel em Portugal.
A transformação tecnológica e a crescente importância dos serviços conectados também são temas abordados no podcast ECO Auto, que resulta de uma parceria com o Mundo Automóvel. Este episódio é essencial para quem deseja entender como a Toyota, uma das marcas mais valiosas do mundo, está a moldar o futuro da mobilidade num setor em constante mudança.
Leia também: O impacto da legislação na mobilidade sustentável em Portugal.
descarbonização automóvel Nota: análise relacionada com descarbonização automóvel.
Leia também: Macron e Xi Jinping discutem Ucrânia e desequilíbrios comerciais
Fonte: ECO





