Sismo de 4,1 sentido em vários concelhos do Norte e Centro

Um sismo de magnitude 4,1 na escala de Richter foi registado hoje em Celorico da Beira, tendo sido sentido em vários concelhos dos distritos da Guarda, Aveiro, Castelo Branco, Vila Real e Viseu. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmou que o abalo ocorreu às 00h38, com o epicentro localizado a cerca de quatro quilómetros a oeste-sudoeste de Celorico da Beira.

De acordo com o IPMA, este sismo em Portugal não causou danos pessoais ou materiais. A intensidade máxima foi classificada entre IV e V na escala de Mercalli modificada, sendo que a maior intensidade foi sentida no concelho da Covilhã, em Castelo Branco. Nos concelhos de Aveiro, Santa Maria da Feira, Mealhada, Ovar, Vale de Cambra, Sertã, Guarda, Alijó, Cinfães, Nelas e Viseu, o sismo foi sentido com menor intensidade.

O IPMA também informou que, caso a situação o justifique, novos comunicados serão emitidos. A escala de Richter classifica os sismos de acordo com a sua magnitude, e neste caso, o sismo de 4,1 é considerado ligeiro. A escala de Mercalli Modificada, por sua vez, avalia a intensidade do abalo e os seus efeitos.

Com uma intensidade IV, que é considerada moderada, os objetos suspensos podem baloiçar e a vibração assemelha-se à provocada pela passagem de veículos pesados. Já na intensidade V, considerada forte, o sismo é sentido fora de casa, podendo acordar as pessoas e provocar o derrube de pequenos objetos.

Os sismos em Portugal, embora não sejam frequentes, fazem parte da realidade do país. É importante que a população esteja informada e preparada para este tipo de fenómenos naturais. Leia também: “Como se preparar para um sismo em Portugal”.

sismo em Portugal sismo em Portugal sismo em Portugal Nota: análise relacionada com sismo em Portugal.

Leia também  Formação de pilotos Airbus agora disponível em Portugal

Leia também: Pedro Pimpão eleito presidente da ANMP por mais de mil autarcas

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top