O Fundo Ambiental anunciou que os incentivos para a aquisição de veículos elétricos vão ser lançados a 29 de dezembro. Com uma verba total de 17,6 milhões de euros, este programa visa apoiar a compra de veículos com emissões reduzidas e estará disponível até 12 de fevereiro de 2026, ou até que a dotação se esgote.
Os incentivos variam consoante o tipo de veículo. Para os ligeiros de passageiros, os apoios podem oscilar entre quatro mil e cinco mil euros, dependendo do beneficiário. Além disso, as bicicletas elétricas poderão receber incentivos que vão de 500 a 1.500 euros. Também estão incluídos carregadores para baterias de veículos elétricos, o que amplia as opções de apoio para quem deseja transitar para uma mobilidade mais sustentável.
Após a aprovação da candidatura, os beneficiários terão um prazo de 90 dias para adquirir o veículo, caso ainda não o tenham feito. É necessário apresentar documentos, como o comprovativo do abate de um veículo com mais de 10 anos, através do formulário disponível no site do Fundo Ambiental.
Esta iniciativa faz parte do pacote Mobilidade Verde, que tem como objetivo principal a descarbonização do setor dos transportes, responsável pela maior parte das emissões de carbono em Portugal. A medida pretende promover a eletrificação das frotas automóvel, reduzir a idade média do parque automóvel nacional e, assim, melhorar a segurança rodoviária e a qualidade do ambiente.
Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente e da Energia, sublinhou a importância deste programa, afirmando que “estamos comprometidos em reduzir as emissões no setor dos transportes e cada um tem a responsabilidade de tomar as melhores opções. Ao Governo compete incentivar a descarbonização, ajudando as pessoas a antecipar a transição verde”.
Com estes incentivos, o Governo espera não só facilitar a aquisição de veículos elétricos, mas também incentivar uma mudança de mentalidade em relação à mobilidade sustentável. A adesão a veículos elétricos é uma das chaves para um futuro mais sustentável e menos poluente.
Leia também: O impacto dos veículos elétricos na economia portuguesa.
Leia também: Banco de Fomento e BGK assinam acordo para promover economia
Fonte: Sapo





