Euribor desce a seis e 12 meses, mantém-se a três meses

A taxa Euribor registou uma descida esta quarta-feira, tanto a seis como a 12 meses, enquanto a taxa a três meses se manteve inalterada. A taxa a três meses permanece nos 2,018%, abaixo das taxas a seis meses, que agora se fixou em 2,119%, e a 12 meses, que está em 2,259%.

A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal para créditos à habitação com taxa variável, viu uma redução em relação aos 2,131% de terça-feira. Por sua vez, a taxa a 12 meses recuou 0,006 pontos em comparação com o dia anterior, estabelecendo-se em 2,259%.

As taxas Euribor são definidas pela média das taxas às quais um conjunto de 19 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário. A sua evolução está intimamente ligada às taxas diretoras do Banco Central Europeu (BCE).

Em Portugal, a taxa Euribor a 12 meses, que dominou as novas operações com taxa variável até abril, representou, em outubro, 35,6% do total. A taxa a três meses, por sua vez, subiu para 5,7%, enquanto a Euribor a seis meses correspondeu a 55,6% das operações.

No que diz respeito ao stock total de empréstimos à habitação, a Euribor a seis meses representava 38,5%, a Euribor a 12 meses 31,8% e a taxa a três meses 25,2%. Esta distribuição mostra a importância da taxa Euribor a seis meses no financiamento habitacional em Portugal.

Na última quinta-feira, o BCE decidiu manter as suas taxas diretoras, marcando a quarta reunião consecutiva sem alterações. Esta decisão já era esperada pelo mercado, após oito cortes nas taxas desde o início deste ciclo em junho de 2024. A próxima reunião de política monetária do BCE está agendada para os dias 4 e 5 de fevereiro de 2026, em Frankfurt, Alemanha.

Leia também  Governo prevê redução da dívida pública para 90,2% do PIB até 2025

Leia também: O impacto das taxas Euribor nos créditos à habitação.

taxa Euribor Nota: análise relacionada com taxa Euribor.

Leia também: Susana Vicente é a nova CEO da OMD Portugal

Fonte: ECO

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top