A balança comercial de brinquedos na União Europeia apresenta um desequilíbrio significativo. Em 2024, os 27 países da UE importaram brinquedos no valor de 7,1 mil milhões de euros de fora do espaço comunitário, um aumento de 600 milhões em comparação com 2023. Por outro lado, as exportações para fora da UE totalizaram 2,5 mil milhões de euros, com um incremento de 200 milhões em relação ao ano anterior.
A maior parte dos brinquedos que chegam à Europa provém da República Popular da China, que é responsável por impressionantes 80% das importações de brinquedos, totalizando 5,6 mil milhões de euros. O Vietname ocupa o segundo lugar como fornecedor, com vendas que ascendem a 418 milhões de euros, seguido pelo Reino Unido, que representa 3% do total, com 188 milhões de euros.
Dentro da União Europeia, a Alemanha e os Países Baixos destacam-se como os principais importadores, cada um com uma quota de 17% das importações de brinquedos provenientes de países fora da UE. A França, por sua vez, representa 14% do total em valor.
No que diz respeito às exportações, o Reino Unido é o principal destino, com transações que totalizam 838 milhões de euros, ou seja, 33% do total. A Suíça e os Estados Unidos seguem na lista, com 315 milhões (13%) e 245 milhões (10%) de euros, respetivamente.
Dados do Eurostat indicam que três países foram responsáveis por cerca de 60% das exportações da UE para o resto do mundo. A República Checa lidera este segmento, com uma fatia de 28%, seguida pela Alemanha com 17% e pela Bélgica com 13%.
Em resposta ao aumento das compras online e à crescente utilização de tecnologias digitais, a União Europeia implementará um “passaporte digital” para os brinquedos. Este novo sistema visa garantir que os produtos cumpram as normas de segurança, incluindo requisitos relativos a substâncias químicas nocivas.
Leia também: O mercado dos jogos de tabuleiro em Portugal vale 30 milhões e continua a crescer.
importações de brinquedos importações de brinquedos importações de brinquedos Nota: análise relacionada com importações de brinquedos.
Leia também: Israel cerca Qabatiya após ataque de palestiniano
Fonte: Sapo





