Investimento na Estratégia Digital Nacional atinge mil milhões de euros

O investimento total na Estratégia Digital Nacional, que inclui a Agenda Nacional de Inteligência Artificial e o Pacto para as Competências Digitais, atinge agora mil milhões de euros. Esta confirmação foi feita pelo Ministério da Reforma do Estado, liderado por Gonçalo Matias, após a publicação do Plano de Ação 2026-2027 da Estratégia Digital Nacional no Diário da República.

A Estratégia Digital Nacional (EDN) visa um Portugal mais próspero, inovador e inclusivo, utilizando as tecnologias digitais para melhorar a qualidade de vida e aumentar a competitividade do país. O Ministério sublinha que a estratégia assenta em sete princípios fundamentais: segurança e proteção, sustentabilidade ambiental, ética, inclusão e igualdade, confiança e transparência, eficiência e colaboração.

A EDN está estruturada em quatro dimensões: Pessoas, Empresas, Estado e Infraestruturas. Para 2030, foram definidas dez metas, que incluem a capacitação de 80% da população com competências digitais básicas, 90% das pequenas e médias empresas (PME) com um nível de digitalização básico, e 75% das empresas a utilizar inteligência artificial e serviços em cloud. Além disso, a meta de cobertura total do território com 5G é uma prioridade.

O plano de ação para 2026 e 2027 operacionaliza a Estratégia Digital Nacional através de 20 ações agrupadas em seis eixos estratégicos. Um dos eixos foca na Reforma Tecnológica do Estado, que visa modernizar a Administração Pública. As iniciativas incluem a criação de uma Arquitetura Comum de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a migração para soluções em cloud.

Outro eixo importante diz respeito aos Dados e à Interoperabilidade, onde se destacam medidas como um novo regime de interoperabilidade e uma Política Nacional de Dados que valoriza a informação como um ativo estratégico. Os Serviços Públicos Digitais também estão em foco, com a evolução do portal e da aplicação gov.pt, que incluirá novos serviços e uma carteira digital para os cidadãos.

Leia também  Investidores ricos apostam em ações de IA apesar das avaliações

A Economia e Regulação Digital é outro eixo que contempla a revisão das infraestruturas nacionais e o apoio à transformação digital das PME. Além disso, o eixo de Competências Digitais visa mobilizar o setor público, privado e o ensino superior para promover a literacia digital entre a população.

Por último, a Inteligência Artificial é um dos eixos que inclui a modernização do ensino e a Agenda Nacional da Inteligência Artificial, que se estrutura em quatro áreas: infraestrutura e dados, inovação e adoção, talento e ética.

O Plano de Ação 2026-2027 da Estratégia Digital Nacional pretende consolidar Portugal como uma referência europeia em governo digital, sustentabilidade e economia do conhecimento até 2030. Com metas ambiciosas e uma execução integrada, a estratégia visa garantir um futuro digital, soberano e inclusivo para todos os cidadãos.

Leia também: O impacto da digitalização na economia portuguesa.

Leia também: IGCP realiza recompra de 900 milhões em dívida pública

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top