António José Seguro promete presidências abertas se eleito

O candidato à presidência da República, António José Seguro, anunciou o seu compromisso de reintroduzir as presidências abertas e de proximidade, caso seja eleito. Durante a apresentação da sua Comissão de Honra, realizada num hotel em Lisboa, Seguro destacou a importância de “mudar o debate público” e de exercer a presidência com “elevação e serenidade”, afastando-se da “política espetáculo”.

“Quero ser o Presidente que vai ao encontro das pessoas, não apenas durante a campanha, mas ao longo de todo o meu mandato. Regresso às presidências abertas e às presidências de proximidade em todo o território nacional”, afirmou Seguro. O candidato, que conta com o apoio do Partido Socialista (PS), sublinhou que “a democracia vive da participação”, a qual requer confiança, construída diariamente.

Seguro criticou a atual era de “emoções manipuladas, perceções amplificadas e desinformação”, afirmando que “o país não se governa com base em medos fabricados nem em slogans vazios”. Para ele, o debate democrático deve ser pautado pelo rigor, dados concretos e honestidade intelectual. “Como Presidente, serei um defensor intransigente da verdade, do conhecimento e da ciência, promovendo uma informação responsável, sem populismos e simplificações perigosas”, acrescentou.

O candidato também se comprometeu a evitar “guerras ideológicas estéreis” e a promover um ambiente de diálogo e respeito, com menos arrogância e insultos. “É fundamental que haja mais sentido de serviço público e ética na política”, destacou.

As eleições presidenciais estão agendadas para 18 de janeiro de 2026, com um recorde de 11 candidatos na corrida. Se nenhum candidato obtiver mais de metade dos votos válidos, uma segunda volta será realizada a 8 de fevereiro entre os dois mais votados. Entre os concorrentes estão figuras como Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes, António Filipe, Catarina Martins, e André Ventura, entre outros.

Leia também  Hedge funds alcançam lucros recorde, mas desigualdade persiste

Leia também: O que esperar das eleições presidenciais de 2026?

presidências abertas presidências abertas presidências abertas Nota: análise relacionada com presidências abertas.

Leia também: Ações de Energia: O Investimento que Planeio Fazer em 2026

Fonte: ECO

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top