S&P 500 atinge recorde histórico impulsionado por empresas de tecnologia

Na passada sexta-feira, as ações nos Estados Unidos encerraram em alta, com o índice Dow Jones a subir cerca de meio por cento, alcançando um novo recorde. O S&P 500 também registou um aumento de quase dois terços de um por cento, fechando em níveis históricos, enquanto o Nasdaq subiu cerca de oito décimos de um por cento. Este desempenho positivo ocorreu na primeira semana completa de negociações de 2026, impulsionado não apenas pelo crescimento das ações relacionadas com a inteligência artificial, mas também por aumentos em setores como materiais e indústrias, que têm estado em desvantagem em relação ao setor tecnológico nos últimos anos.

Alexander Morris, CEO e diretor de investimentos da F/m Investments, acredita que esta tendência de alta deve continuar. “Acredito que as ações vão continuar a subir até que algo muito específico retire a inteligência artificial do caminho que está a seguir. Apesar de as ações de IA serem consideradas caras, não estão tão sobrevalorizadas como algumas das empresas da bolha das dotcom antes do seu colapso, o que dá algum conforto aos investidores”, afirmou Morris. Ele também destacou que estamos a observar uma diversificação deste rally, com ações de pequenas empresas a começarem a participar e sinais de que este movimento tem sustentação além de um único setor.

Entre os destaques do dia, a fabricante de chips Broadcom viu as suas ações subirem mais de 3,5%, enquanto outras empresas tecnológicas como Alphabet e Tesla também registaram ganhos. As ações da Intel dispararam quase 11% após o ex-presidente Trump mencionar que teve uma “grande reunião” com o CEO da empresa, Lip-Bu Tan. Além disso, as ações da empresa de energia Vistra aumentaram 10,5% depois de a Meta Platforms anunciar acordos de 20 anos para comprar energia de três centrais nucleares da Vistra.

Leia também  Lisboa inicia o ano sem tendência clara em meio a pessimismo europeu

Por outro lado, o relatório sobre os empregos não agrícolas de dezembro, divulgado pelo Departamento do Trabalho, revelou que o crescimento do emprego nos EUA abrandou mais do que o esperado no mês passado. No entanto, a descida da taxa de desemprego para 4,4% sugere que o mercado de trabalho se mantém relativamente sólido.

Leia também: O impacto da inteligência artificial nos mercados financeiros.

S&P 500 S&P 500 S&P 500 S&P 500 Nota: análise relacionada com S&P 500.

Leia também: Trump alerta sobre problemas no Irão e manifestações em curso

Fonte: Yahoo Finance

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top