Elon Musk, o magnata por trás da rede social X, anunciou que a partir do próximo sábado, o algoritmo do X será disponibilizado como código aberto. Esta decisão visa aumentar a transparência sobre como as publicações, tanto orgânicas como publicitárias, são recomendadas aos utilizadores.
A medida surge num contexto de controvérsias que envolveram a plataforma, especialmente relacionadas com a geração de imagens explícitas através de inteligência artificial, incluindo casos preocupantes de nudez de menores. Após várias denúncias de utilizadores e a pressão de instituições como a União Europeia, que exigiu a preservação de toda a documentação até ao final do ano, Musk decidiu tornar público o novo algoritmo do X.
Numa mensagem partilhada na própria rede social, Musk afirmou que esta abertura será uma prática regular, ocorrendo a cada quatro semanas. Ele destacou que serão fornecidas notas completas para os programadores, facilitando a compreensão das alterações realizadas. Esta iniciativa visa não apenas a transparência, mas também a confiança dos utilizadores na plataforma.
Contudo, esta não é a primeira tentativa de Musk em tornar o código do X acessível ao público. Em 2023, pouco depois de assumir o comando da plataforma, já tinha divulgado um código que não revelou muitos detalhes. Na altura, foi descoberto que as publicações de Musk tinham uma categoria própria, ao lado de republicanos, democratas e “utilizadores avançados”. Os engenheiros da plataforma justificaram essa categorização como uma forma de “rastrear estatísticas”, mas essa secção do algoritmo foi posteriormente eliminada.
A abertura do algoritmo do X pode ser vista como uma resposta às críticas e uma tentativa de restaurar a confiança dos utilizadores. Com esta nova abordagem, Musk espera que a comunidade de programadores possa contribuir para a melhoria da plataforma, ao mesmo tempo que se assegura que as diretrizes de utilização são respeitadas.
Leia também: O impacto da transparência nas redes sociais.
algoritmo do X algoritmo do X Nota: análise relacionada com algoritmo do X.
Leia também: Banco de Portugal vence em tribunal e eleições presidenciais aquecem
Fonte: ECO





