Governo investe 180 milhões em rios até 2030 com o Pró-Rios

O Governo português anunciou um investimento superior a 180 milhões de euros até 2030, destinado a intervenções em rios e ribeiras, através do programa Pró-Rios – Programa de Ação para o Restauro Ecológico de Rios e Ribeiras. Esta iniciativa foi apresentada esta segunda-feira em Lisboa, durante uma sessão liderada pela ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho.

De acordo com a ministra, o total de 187 milhões de euros será canalizado para obras em cursos de água, o que representa uma média de 46 milhões de euros por ano até 2029. Este investimento visa não apenas a recuperação dos ecossistemas aquáticos, mas também a proteção das populações contra inundações e a adaptação às alterações climáticas.

No que diz respeito às regiões do Algarve e Alentejo, estão previstos 52,5 milhões de euros, com a ministra a enfatizar a necessidade de ambição e rapidez na apresentação e execução dos projetos. O programa Pró-Rios prevê a intervenção em mil quilómetros de rios e ribeiras, abrangendo mais de 80 intervenções em todo o país.

O Pró-Rios tem como objetivos principais controlar e reduzir o risco de inundações, melhorar o estado ecológico dos ecossistemas e recuperar a biodiversidade, além de valorizar os territórios para uso das populações locais. Com este investimento, espera-se que os rios e ribeiras de Portugal voltem a ter um papel central na preservação ambiental e no bem-estar das comunidades.

Leia também: O impacto das alterações climáticas nos recursos hídricos em Portugal.

Pró-Rios Pró-Rios Nota: análise relacionada com Pró-Rios.

Leia também: Paramount processa Warner Bros para entrar na administração

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top