Acordo UE-Mercosul promove comércio justo e elimina tarifas

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou este sábado que o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, prestes a ser assinado, representa uma escolha clara pelo “comércio justo em vez de tarifas”. A declaração foi feita em Assunção, capital do Paraguai, durante um evento que contou com a presença de representantes do bloco do Mercosul.

Von der Leyen destacou que este acordo é muito mais do que um simples tratado comercial. “Estamos a fazer história após mais de 25 anos de negociações, criando a maior zona de comércio livre do mundo, que abrange 700 milhões de pessoas”, afirmou. Este acordo, segundo a responsável europeia, representa quase 20% do PIB global.

O acordo UE-Mercosul não se limita apenas à eliminação de tarifas. Von der Leyen sublinhou que “reflete uma escolha deliberada: escolhemos o comércio justo em vez das tarifas; escolhemos uma parceria de longo prazo em vez do isolamento”. O objetivo é proporcionar benefícios reais e tangíveis às sociedades e empresas envolvidas.

Além do impacto económico, a presidente da Comissão Europeia também abordou a importância geopolítica do acordo. Numa altura em que os Estados Unidos estão envolvidos numa guerra tarifária, o acordo UE-Mercosul surge como uma plataforma para abordar questões globais e promover a cooperação internacional. “Uniremos forças como nunca antes”, disse Von der Leyen.

A cerimónia de assinatura do acordo teve lugar no Grande Teatro José Asunción Flores, o mesmo local onde, em 1991, foi criado o Mercosul. O Presidente paraguaio, Santiago Peña, foi o anfitrião do evento, que contou com a presença de outros líderes latino-americanos, incluindo Javier Milei da Argentina e Lula da Silva do Brasil, que não esteve presente.

Leia também  Regras da UE impedem aquisição da Ryanair por Elon Musk

Após os discursos, os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países do Mercosul e o comissário europeu de Comércio, Maroš Šefčovič, serão os responsáveis pela assinatura do acordo, que foi negociado desde o ano 2000. Este tratado permitirá eliminar tarifas para 91% das exportações da UE para o Mercosul e 92% das vendas sul-americanas para a Europa, criando um mercado conjunto que representa um PIB de aproximadamente 22 biliões de dólares (19 biliões de euros).

O acordo UE-Mercosul é, portanto, um passo significativo para o comércio internacional, promovendo um modelo de comércio justo e sustentável. Leia também: O impacto do acordo UE-Mercosul na economia portuguesa.

acordo UE-Mercosul Nota: análise relacionada com acordo UE-Mercosul.

Leia também: Tarifas de Trump sobre países da NATO afetam futuros do Dow Jones

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top