Ministro da Economia defende ESNA e desmente alarmismo

O ministro da Economia, Castro Almeida, assegurou que a Aliança Europeia de Startups (ESNA) não corre qualquer risco de extinção. Durante uma sessão no Parlamento, o governante afirmou que “não está em discussão acabar com a ESNA” e que “não há nenhum prazo que extinga esta associação”. Esta declaração surge em resposta a críticas do Partido Socialista (PS), que levantou preocupações sobre o futuro da organização.

Castro Almeida enfatizou que o alarmismo em torno da ESNA é “absolutamente fantasioso”. O objetivo do Governo é evoluir a associação para um modelo europeu que permita uma maior escala e sustentabilidade financeira, abrangendo até 27 Estados-membros, em vez dos atuais 19. “A ESNA tem sede em Portugal e vai manter-se em Portugal. Ninguém vem extinguir a associação ou fechar as portas”, reiterou.

O PS, por sua vez, considera que o incumprimento de prazos definidos pela Comissão Europeia, verificado em junho e setembro, coloca Portugal numa posição vulnerável. Os socialistas temem que esta situação possa abrir a porta a outros Estados-membros para acolher a sede da ESNA. “A ausência de respostas claras e de um plano de ação revela uma preocupante falta de prioridade política num dossiê estruturante para a economia portuguesa”, afirmaram.

O ministro explicou que o Governo está a preparar uma proposta para transformar a ESNA, uma associação de direito privado, num serviço europeu que lhe confira maior relevância técnica e financeira. “Estamos à espera da melhor oportunidade político/diplomática para apresentar o documento em Bruxelas”, revelou.

A ESNA é um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, com um investimento previsto de cerca de 6,7 milhões de euros, dos quais 3,1 milhões já foram recebidos. A manutenção da sede em Portugal é vista como um ativo estratégico para o desenvolvimento do ecossistema de startups no país.

Leia também  Rodrigo Paz Pereira vence eleições na Bolívia e promete abertura

Leia também: O impacto do Plano de Recuperação na economia portuguesa.

Leia também: Trump indica favorito para presidente da Reserva Federal

Fonte: ECO

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top