Trump suspende tarifas a países europeus sobre a Gronelândia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que as tarifas impostas a oito países europeus, que se opõem à anexação da Gronelândia, não entrarão em vigor a partir de 1 de fevereiro. A decisão foi comunicada através das redes sociais, onde Trump afirmou que pretende dar espaço para “discussões adicionais” com os aliados da NATO.

A declaração surge após uma “reunião muito produtiva” com Mark Rutte, secretário-geral da NATO, à margem da cimeira de Davos. Durante o encontro, os líderes discutiram as bases para um futuro acordo relacionado com a Gronelândia e a região ártica. Trump reafirmou que não irá impor as tarifas inicialmente anunciadas, que previam um aumento progressivo das taxas aduaneiras sobre produtos europeus.

Os países afetados por esta decisão incluem Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia. As tarifas, que poderiam ter começado em 10% a partir de fevereiro e subido para 25% em junho, visavam pressionar os países europeus a aceitarem a venda da Gronelândia, um território autónomo da Dinamarca.

A reação europeia foi imediata. O Parlamento Europeu decidiu congelar o acordo comercial entre a União Europeia e os EUA, enquanto vários líderes, incluindo o presidente francês Emmanuel Macron, defenderam a criação de um novo instrumento, denominado “bazuca comercial”, para responder a pressões comerciais de países terceiros.

Apesar do recuo de Trump, os líderes europeus mantêm a reunião de emergência agendada para esta quinta-feira, onde discutirão as ameaças e as possíveis respostas a esta nova conjuntura geopolítica. A situação continua a ser monitorizada, dado que as relações entre os EUA e a Europa têm estado sob tensão.

Além disso, no seu discurso em Davos, Trump afastou a possibilidade de usar a força militar para anexar a Gronelândia, o que pode ser visto como um passo positivo nas relações transatlânticas.

Leia também  Trump Media junta-se a empresa de fusão por 6 mil milhões

Leia também: O que é a ‘bazuca comercial’ que a UE pode usar contra Trump.

tarifas Gronelândia tarifas Gronelândia tarifas Gronelândia tarifas Gronelândia tarifas Gronelândia Nota: análise relacionada com tarifas Gronelândia.

Leia também: Greve dos Inspetores do Trabalho marcada para 27 de janeiro

Fonte: ECO

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top