Em 1999, o Pantone Color Institute iniciou uma tradição ao escolher a Cor do Ano, reunindo especialistas de várias áreas para fazer essa seleção. Desde então, já foram escolhidos diversos tons, incluindo amarelos, laranjas, castanhos e várias nuances de azul e roxo. Para 2026, a Pantone surpreendeu ao optar pela primeira vez por uma não-cor, designada como Cloud Dancer, com o código 11-4201. Este tom de branco é uma novidade na história das escolhas da Pantone.
Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, descreve esta escolha como um “quadro em branco que se abre a novas aventuras e formas de pensar”. Laurie Pressman, vice-presidente do instituto, complementa que Cloud Dancer é uma cor estrutural que se combina bem com qualquer palete, seja com cores vibrantes ou tons pastel. Esta escolha reflete a necessidade de calma e paz num mundo frequentemente caótico.
A escolha de um tom de branco gerou reações mistas. Laurie Pressman esclarece que não se trata de um branco imaculado ou técnico, mas sim de um branco mais suave e natural. A maioria das reações foi de surpresa, com alguns a admitirem que não esperavam uma escolha tão inusitada. O “Washington Post” até brincou com a situação, dizendo: “Por esta não esperávamos!”.
Embora não se saiba como reagiu a Fábrica de Cerâmica da Viúva Lamego, conhecida pela criação de tonalidades de branco, é provável que a notícia tenha sido recebida com boa disposição. A Pantone afirma que Cloud Dancer equilibra tons quentes e frios, adaptando-se a qualquer palete de cores. Laurie Pressman destaca que a intenção por trás da cor é o que realmente importa. Cloud Dancer, assim como o preto, é uma cor universal que pode servir como um elo de ligação, sem implicações políticas ou sociais.
Resta saber se esta nova cor abrirá caminho a “novas formas de pensar” e como será recebida pelo público em geral. A escolha da Pantone para 2026 promete trazer uma nova perspectiva sobre a utilização das cores no design e na decoração. Leia também: A importância das cores na comunicação visual.
Cor do Ano Cor do Ano Cor do Ano Cor do Ano Nota: análise relacionada com Cor do Ano.
Leia também: Apoio a Seguro: 250 figuras não socialistas manifestam-se
Fonte: Sapo





