Indaqua prepara maior venda do ano em fevereiro

A venda da Indaqua está a ser preparada para se tornar o maior negócio do ano em Portugal, com um valor estimado em cerca de 800 milhões de euros. O fundo de investimento Infrastructure Partners está a liderar o processo, tendo contratado os bancos Société Générale e Citi para apoiar a transação. O arranque do processo de venda está previsto para meados de fevereiro, conforme apurou o Jornal Económico.

A Indaqua é o maior operador privado de concessões municipais de água em Portugal e a sua venda atrai a atenção de investidores internacionais, especialmente de fundos de private equity. O pré-marketing, que é a fase inicial de preparação para a venda, já começou, com os assessores financeiros a contactarem potenciais compradores de várias partes do mundo.

O valor de referência para a Indaqua, que ronda os 800 milhões de euros, coloca a empresa em uma posição privilegiada para atrair grandes investidores, como o KKR. Este negócio é considerado uma das maiores transações de fusões e aquisições (M&A) em Portugal para este ano, com a expectativa de que o valor final possa superar a venda de 49,9% da TAP.

Os potenciais compradores da Indaqua devem ter um conhecimento profundo de mercados regulados e uma abordagem de private equity, uma vez que o valor elevado da empresa não pode ser sustentado apenas pelas concessões atuais. O fundo Antin Infrastructure Partners, que controla a Indaqua desde 2020, deu início ao processo de venda após uma tentativa anterior de negociação com o fundo britânico Equitix, que não se concretizou devido à falta de capital.

A avaliação da Indaqua inclui também a Plainwater, uma empresa do grupo que opera no setor de abastecimento e tratamento de águas residuais. Apesar das tentativas de venda não terem sido bem-sucedidas anteriormente, a Indaqua tem demonstrado um crescimento sólido e uma valorização estável, tendo realizado aquisições que sustentam a sua posição no mercado.

Leia também  PAN abstém-se na votação do OE2026 para diálogo construtivo

Recentemente, a Indaqua expandiu a sua presença internacional, concluindo a aquisição da espanhola Hidrogestión, e assegurou um financiamento de 358 milhões de euros para reforçar a sua estrutura de capital. Além disso, a empresa assinou contratos de gestão em Angola, com um valor superior a 10 milhões de euros, que visam melhorar os serviços de água e saneamento em duas províncias angolanas.

A Indaqua, sob a liderança de Pedro Perdigão, continua a demonstrar dinamismo e a preparar-se para um futuro promissor. Leia também: Indaqua expande operações internacionais e assegura novos contratos.

Leia também: Europa avança na corrida pelas terras raras do Brasil

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top